Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Grupo de debates encruzilhadas: diversidade em debate
Carlos Eduardo da Silva, Emeli Branda Ulrich, Gustavo Conde Margarites, Gabriella Rocha de Freitas

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


O projeto de ensino Encruzilhadas: grupo de debates sobre sociedade e atualidades, foi desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, no início de 2022 e mantido em 2023, com o objetivo de debater temas atuais e de interesse dos participantes. Partiu-se da constatação da criação de um espaço para que os alunos pudessem debater assuntos do seu interesse fora do horário de aula. Os  grupos de debates são mais do que simples discussões, configuram laboratórios para o pensamento crítico, fomentando a aprendizagem e a construção de pontes entre pessoas e ideias diversas. O projeto se divide em duas frentes: online e presencial. Pelo instagram são feitas postagens semanais que incentivam a compreensão dos temas debatidos presencialmente, com encontros quinzenais para abordar temas escolhidos e conduzidos pelos participantes. Em virtude do desejo de discutir temas sociais em um Campus majoritariamente voltado para a área rural, o grupo tornou-se o local dos alunos que não se sentem confortáveis em manifestar suas opiniões em sala de aula. Observou-se que todos os estudantes participantes fazem parte da comunidade LGBTQIAP+. A finalidade do presente trabalho, portanto, é refletir sobre os motivos pelos quais pessoas, em sua maioria, LGBTQIAP+ demonstram interesse em participar do projeto Encruzilhadas, envolvimento este que torna o grupo de debates ainda mais um grupo voltado ao acolhimento dos estudantes. A partir da observação e questionando informalmente os estudantes participantes, analisamos pontos em comum de quem torna o projeto uma realidade, relacionando suas questões identitárias e a motivação dos integrantes para participação no grupo. A importância desse espaço em ambiente escolar demonstra a necessidade de não apenas reconhecer as experiências únicas dos integrantes, mas também contribuir para uma comunidade escolar mais inclusiva, empática e justa. E as razões pelas quais a maioria dos integrantes fazem parte dessas minorias é que esse espaço oferece oportunidades únicas para eles se expressarem, se empoderem e se envolvam em discussões significativas.

Palavras-chave


Minorias; Debates; Acolhimento