Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O hábito de estudar: técnicas e hábitos para melhora do desempenho acadêmico
Melânia Karina Boscheto, Evelym Amanda Balista, Ruan da Silva Piccoli, Elaine Pires Salomão

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


O presente trabalho apresenta o projeto “O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem” o qual constitui-se numa possibilidade de auxílio aos estudantes na permanência e êxito acadêmico. Sua finalidade é expor à comunidade acadêmica hábitos saudáveis essenciais e técnicas de estudo que tornam o processo de aprendizagem efetivo. A metodologia do projeto visa a busca, o estudo e a análise de materiais com embasamento científico para a elaboração de oficinas, conteúdos digitais, atendimento individualizado, momentos de estudos realizados pelos integrantes do projeto e networks. As oficinas são realizadas por meio de solicitações dos coordenadores dos cursos e professores. Durante o período foram realizadas dezessete oficinas sobre o hábito de estudar, atendendo cerca de duzentos e cinquenta estudantes do ensino médio e superior, foco principal do nosso trabalho. Além disso, foi executada uma oficina no IFRS - Campus Erechim, outras nas séries finais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antônio De Col, no município de Sertão, reunião com famílias e uma oficina com os docentes do IFRS - Campus Sertão sobre Neurociência e Educação. As oficinas visam o ensino da importância da criação de bons hábitos como elementos necessários para um melhor aprendizado, além de demonstrar algumas técnicas de estudos. A página do Instagram “Estuda_If” vinculada ao projeto onde os bolsistas publicam semanalmente os conteúdos digitais produzidos. Na rede social as publicações seguem um padrão de identidade visual e uma ordem para organização dos conteúdos, sendo ela dividida na grade das fileiras verticais em técnicas de estudo, hábitos e assuntos gerais relacionados aos objetivos do projeto. Como resultado desse trabalho, percebe-se a demanda crescente por oficinas, a procura de alguns estudantes pelo atendimento individualizado para o auxílio no seu desempenho acadêmico, com ênfase nas apresentações de técnicas de estudos e organização de cronograma, validando resultados significativos perante a manutenção de uma rotina de estudos, sem se tornar algo massante e de baixa efetividade. Ademais, para dialogar com outros projetos foram estabelecidas as networks. Conclui-se que as atividades executadas pelo projeto atingiram os objetivos propostos, pois identifica-se o aumento da demanda por oficinas e a ascendência da página “Estuda_If”. Dessa forma, o projeto é essencial para a compreensão do hábito de estudar transcendendo a mera ação de simplesmente estudar, envolvendo uma série de atividades que, quando combinadas, tornam a vida mais saudável e com resultados positivos.



Palavras-chave


Hábitos; Instagram; Oficinas.