Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Ações proativas em relação a ocorrência de biótipos de azevém resistentes aos herbicidas inibidores da enzima ACCase no Sul do Brasil.
Roberto Saggin Visoto, Wallace Santini, Alice Lazzari, Alisson Matias Hahn, Jonatas dos Santos Maciel, Anderson Luis Nunes

Última alteração: 10-10-2023

Resumo


O azevém é a principal planta daninha da cultura do trigo, a qual contribui para a perda de produtividade devido à competição exercida por recursos do ambiente. Atualmente, o azevém apresenta resistência ao herbicida glyphosate e aos inibidores da enzima ALS em praticamente toda região sul do Brasil. Nesse sentido, o uso de herbicidas inibidores de ACCase é a principal alternativa química no controle desta planta daninha. O surgimento de biótipos resistentes ocorre em maior frequência em áreas onde há o uso repetido de herbicidas com o mesmo mecanismo de ação. Diante disso, o objetivo científico desse projeto foi identificar biótipos de azevém resistentes aos herbicidas inibidores de ACCase. Com relação ao ensino o objetivo é envolver os alunos do Curso de Agronomia nas atividades científicas e de extensão, por meio das disciplinas de Experimentação Agrícola, Ecofisiologia de Plantas Daninhas e de Controle de Plantas Daninhas, todas elas ministradas pelo coordenador do projeto. Com relação à Extensão o objetivo foi alertar a comunidade agrícola por meio de dias de campos, redes sociais e palestras sobre como evitar o ocorrência de biótipos resistentes ou como manejá-los caso a resistência já tenha sido identificada. Ao identificar um potencial biótipo resistente aos inibidores da ACCase foi realizada uma intervenção no local no sentido de evitar a dispersão destas sementes para novas áreas e conter a dispersão deste tipo de resistência. Além disso, nessas áreas há a necessidade de mudanças de manejos para que não haja perca na produtividade. O projeto foi implantado em estufa climatizada e a campo nas cidades de Vacaria/RS e Campos Novos/SC. Foi avaliada a suscetibilidade de diferentes biótipos de azevém aos herbicidas inibidores da ACCase, ALS e EPSPs. Além disso, foram realizados experimentos com controle alternativo em caso de ocorrência de azevém resistente aos herbicidas inibidores de ACCase. Com os resultados obtidos neste trabalho identificou-se biótipos de azevém resistentes aos inibidores ACCase e sua erradicação do sistema produtivo para manter a viabilidade do uso de herbicidas no manejo de plantas daninhas, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.


Palavras-chave


clethodim, pinoxaden, pyroxsulam, haloxifop-p-metílico, sustentabilidade