Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Meios de divulgação da Licenciatura em Ciências Biológicas
Amanda Reis dos Santos, Saba Eliza Krenn, Jeonice Werle Techio, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros, Carla Alves

Última alteração: 23-10-2023

Resumo


Durante os últimos anos, é notável uma menor procura por cursos universitários de licenciatura por parte dos jovens, fato que é evidenciado pelas vagas não preenchidas. Com isso, espera-se um grande déficit de docentes na educação básica,  faltando 235 mil professores daqui a menos de duas décadas. Reconhecendo a importância do professor para a formação dos jovens e de novas profissões, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS Campus Sertão procura formas de atrair maior público e assim, preencher suas vagas por completo. Observando as dificuldades para atrair o público para carreiras da docência, o projeto de extensão “Biologia através de lentes e telas” tem por objetivo divulgar a licenciatura em Ciências Biológicas, focando em conteúdos da área, que sejam atrativos ao público, por meio da participação em eventos e da produção de conteúdos digitais para redes sociais, juntamente com a revitalização do prédio onde os estudantes do curso passam a maior parte do tempo. As atividades desenvolvidas foram a participação com stands em dois eventos (‘VIII  Seminário regional de plantas bioativas e homeopatia’ e ‘I IFSertão de portas abertas’) e visita em escola de ensino médio com mostra de conteúdos e exposição de materiais nas áreas de microbiologia, plantas, animais invertebrados, animais vertebrados e corpo humano. Ainda, com a chegada do processo seletivo, produzimos um vídeo  para a chamada do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, publicado nas redes sociais. Nesse vídeo buscamos representar as diferentes áreas da biologia, bem como apresentar a estrutura do IFRS campus Sertão e políticas de permanência e êxito da instituição. Com o intuito de promover um ambiente mais agradável e aconchegante na entrada do Laboratório de Ciências Básicas implantamos um jardim vertical nas paredes, colocamos vasos de folhagens no corredor em frente às portas das salas e revitalizamos a pintura dos bancos, onde ocorre a convivência entre os estudantes do curso. Para a identificação das espécies de plantas usadas na revitalização do espaço de convivência dos estudantes foram usadas plaquinhas acrílicas com o nome científico,  nome comum e nome da família botânica. Observamos o interesse e a curiosidade demonstrados pelo público nos eventos, assim como o número de visualizações do vídeo, juntamente com o aumento dos seguidores e engajamento nas redes sociais do projeto. Também é perceptível efeitos positivos da revitalização, trazendo um olhar diferente e maior atenção para o espaço, assim colaborando na permanência do estudante no curso.


Palavras-chave


Biologia. Docência. Permanência e êxito.