Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Campus Sertão nas news e nas redes: uma proposta de divulgação permanente das oportunidades de ensino, pesquisa e extensão
Patrick Telo Irschlinger, Arthur Fernandes, Lisiane Schuster Gobatto

Última alteração: 17-10-2023

Resumo


O projeto “Campus Sertão: nas News e nas redes” trata-se de um projeto que teve início em 2023 e é voltado à área da comunicação, visando ampliar a divulgação da Instituição tanto nas mídias sociais digitais quanto nos meios de comunicação tradicionais para que as informações sobre as oportunidades oferecidas no Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) cheguem aos cidadãos que formam o seu público-alvo. Foi criada a série “#TemnoCampus” dentro do perfil do Campus no Instagram e na fanpage do Facebook e desenvolvidas rotinas de criação para a produção dos materiais visando despertar a atenção dos usuários nas redes, observando uma linguagem clara e simples e utilizando vários tipos de recursos em composição (textos, imagens, vídeos). Na série, são produzidos vídeos curtos sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus. Primeiramente, buscou-se com cada departamento as informações sobre os projetos em desenvolvimento no ano de 2023. Em seguida, foi criada uma identidade visual para a série. Para realização da série são utilizadas ferramentas de edição gráfica e audiovisual gratuitas como Canva e Capcut. Foram produzidos cinco vídeos para a série “#TemnoCampus”, os quais foram compartilhados no Instagram e no Facebook. Os vídeos foram sobre os projetos de Ensino “EstudaIF”, “Monitoria de Línguas”, “Nunca Joguei” e sobre a IV Feira do Conhecimento e I Portas Abertas. Também foi produzido um vídeo especial para o aniversário do Campus Sertão em 19 de julho. A principal dificuldade encontrada foi o grande número de projetos de ensino, pesquisa e extensão em atividade no Campus. Como o trabalho para produção dos vídeos exige pesquisa, construção de um roteiro prévio, captação de imagens e edição e os dois bolsistas têm carga horária de oito horas semanais, percebe-se que não será possível contemplar a divulgação de todos os projetos neste primeiro momento. Espera-se que, com o desenvolvimento das ações do projeto, o Campus Sertão fortaleça sua imagem institucional e se torne referência de ensino federal, público, gratuito e de qualidade e que a interlocução com a comunidade em geral seja ampliada.
Palavras-chave: Comunicação, Mídias Sociais Digitais, Divulgação.