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Promovendo o Desenvolvimento Integral de Indivíduos com Necessidades Especiais por meio da Equoterapia na APAE de Getúlio Vargas/RS
Última alteração: 10-10-2023
Resumo
O projeto de extensão Promovendo o Desenvolvimento Integral de Indivíduos com Necessidades Especiais por meio da Equoterapia na APAE de Getúlio Vargas/RS consiste em uma atividade extracurricular de auxílio a pessoas com deficiências, sendo desenvolvida por acadêmicos do cursos de Zootecnia do IFRS-Campus Sertão sob a Coordenação Professor Doutor Marcos Antonio de Oliveira. A equoterapia é definida pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE/Brasil) como um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. As metodologias para o desenvolvimento das atividades estão aliadas as funções dos bolsistas, os quais de modo geral, auxiliam as equipes nos atendimentos, como na fase de aproximação dos praticantes com os cavalos e atuando como guias, além de manejar os equinos, colocando em prática os conhecimentos da área zootécnica. Os resultados parciais deste projeto contemplam as atividades onde a equoterapia proporciona o desenvolvimento e evolução tanto física como psíquica do praticante, tendo ainda como objetivo, estimular o mesmo a realizar atividades com os equinos, sejam elas físicas ou pedagógicas, e assim promovendo seu desenvolvimento biopsicossocial. Durante as sessões é possível observar a importância dessa terapia, e a cada atendimento realizado é percebido a evolução dos praticantes. Ao mesmo tempo, ocorre a integração e inclusão entre equipe de bolsistas, profissionais e animais. Metodologicamente, o projeto é desenvolvido em parceria com a APAE de Getúlio Vargas, e atendido por bolsistas e voluntários, de modo que, todos realizem as atividades de manejo dos animais, auxílio nos atendimentos e manutenção do centro como um todo. Os profissionais os quais realizam os atendimentos são capacitados para cada particularidade dos praticantes auxiliando em todos os quesitos necessários para que haja resultados positivos ao longo dos atendimentos. Como resultado parcial do projeto observa-se que o desempenho entre a equipe de bolsistas e voluntários gera resultados gratificantes, percebendo uma mudança positiva no praticante e em todo o grupo. Portanto, ao desenvolver uma atividade na equoterapia, busca-se trazer a melhora para a vida do praticante, buscando também integrá-lo nas atividades, gerando assim uma autonomia necessária em suas vidas. Assim podendo-se concluir que a equoterapia traz benefícios a todos, gerando resultados e mudando vidas. Ser bolsista desse projeto tem mudado nossa forma de ver o mundo, nos colocando à disposição para ajudar a quem precisa e também tem nos engrandecido no trabalho em equipe, aprendendo constantemente.
Palavras-chave
desenvolvimento biopsicossocial, Equoterapia, praticantes.