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Monitoria de química para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS Campus Sertão
Última alteração: 11-10-2023
Resumo
Muito se discute acerca das dificuldades e desafios enfrentados pelos educadores, assim como, pelos educandos na compreensão do ensino de ciências da natureza, em especial ao componente curricular de química. Esta defasagem apresentada pelos estudantes, frequentemente se consolida em virtude da complexidade em atingir as competências e habilidades previstas pelas diretrizes curriculares desta área do conhecimento. Da mesma forma que, destaca-se a fragilização do ensino fundamental devido a questões ligadas à formação docente, inepto investimento na educação pública, ocasionando o enfraquecimento do sistema educacional na educação básica, como também, a vulnerabilidade sociocultural de alguns estudantes. E, além do mais, novos desafios surgem a partir do progressivo aumento de estudantes ingressantes que apresentam necessidades especiais, sejam elas físicas, comportamentais ou cognitivas. Diante do exposto, a monitoria surge como método aliado nos processos de ensino-aprendizagem por meio da realização de atividades de recuperação e acompanhamento disciplinar, sendo colocada à disposição dos estudantes para superar dificuldades de aprendizagem, recuperando conhecimentos que visam solucionar adversidades apresentadas em razão das defasagens oriundas dos anos finais do ensino fundamental. Para refutar essas afirmativas, o projeto apropriou-se do uso de metodologias ativas e a personalização do ensino para o desenvolvimento das atividades propostas. Logo, entre as atribuições do monitor se destacam a orientação e organização de grupos de estudo, auxílio ao professor do componente curricular no preparo de atividades práticas. Ao que se trata dos resultados obtidos de forma satisfatória com o desenvolvimento do projeto, atribui-se ao monitor e sua respectiva orientadora, a promoção de atividades didático-pedagógicas de caráter prático e dinâmico, adaptando experimentos conforme a disponibilidade de materiais e seu local de aplicação. Quanto aos recursos pedagógicos, destaca-se a montagem de kits para demonstração e realização de experimentos em sala de aula, do mesmo modo que a criação de acervo de listas de exercícios e demais instrumentos de avaliação, em que visam uma melhor compreensão e engajamento do estudante no processo de aprendizagem, fomentado através das discussão, reflexão e análise das atividades e técnicas que foram desenvolvidas nos encontros de monitoria e momentos destinados ao planejamento conjunto. Considerando esses aspectos, reconhece-se a monitoria como um processo de aprendizagem contínuo, sendo ininterrupta as demandas apresentadas pelos estudantes, onde a monitoria resulta em diagnosticar e sanar dificuldades apresentadas na vida escolar dos estudantes.
Palavras-chave
Metodologias; Ensino; Química.