Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Atividades de Equoterapia para o Município de Getúlio Vargas
Ana Laura de Oliveira Duarte, Paulo Henrique Barp, Marcos Antonio de Oliveira

Última alteração: 10-10-2023

Resumo


Abordagens terapêuticas como a equoterapia envolvem a utilização de cavalos em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação para buscar o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e necessidades especiais. Este projeto de extensão disponibiliza ao Município de Getúlio Vargas atividades de equoterapia, atendimento a grupos de crianças de áreas vulneráveis educacional e socialmente, por meio da assistência social e de saúde do Município de Getúlio Vargas, abrangendo CRAS, atendimento comunitário assistência a adolescentes e fortalecer vínculos com centros de aconselhamento de assistência social.

Dentre os objetivos propostos, buscamos proporcionar atividades de equoterapia de forma extracurricular para ajudar pessoas com deficiência ou que necessitam praticar equoterapia a desenvolverem melhor seu funcionamento biopsicossocial e qualidade de vida. O objetivo é também contribuir com os praticantes a obterem mais estimulação, por meio do passo do cavalo, conforme sua andadura, para que os movimentos de caminhada do cavalo estimulem a musculatura para proporcionar aos praticantes um melhor desenvolvimento biopsicossocial.

A execução das atividades conta com uma equipe multidisciplinar que envolve coordenadores de projetos, técnicos de serviço, fisioterapeutas, psicólogos, bolsistas e voluntários. Neste caso, cada membro da equipe tem sua função específica e limitada dentro de sua área de atuação. Dentre as ações dos bolsistas, a primeira coisa que precisa ser destacada é a necessidade de proporcionar uma excelente sessão de equoterapia, prestando atenção contínua à reação do cavalo aos estímulos ambientais e aos ruídos durante as sessões de equoterapia, e orientando o cavalo para que ocorra uma boa sessão ao praticante.

Isto inclui preparar os cavalos antes das sessões, com alimentação, higiene adequada dos animais como casqueamento e escovação antes e após as sessões, mantendo o centro de equoterapia limpo e organizado. O projeto é de grande importância e traz conquistas a cada participante, ao criar laços de amizade e carinho entre os envolvidos, fortalecidos por cada sessão, sensação de bem-estar e crescimento pessoal e, principalmente, para melhorar a qualidade de vida do praticante.

No geral, o programa oferece aos participantes, e mais especificamente aos bolsistas, oportunidades de aprenderem sobre questões sociais, relações entre cavalos e praticantes e preparação e cuidados com animais, envolvendo alimentação, saúde e gestão do bem-estar animal.


Palavras-chave


Equoterapia, Bem-estar, Praticante.