Última alteração: 10-10-2023
Resumo
O projeto de extensão agrofloresta, agroecologia e educação ambiental, procura construir com a comunidade indígena Guarani Tekoa Arandu Vera, Getúlio Vargas/RS e IFRS-Campus Sertão uma integração dos saberes e um espaço para a sustentabilidade, sociabilidade e temas transversais (segurança alimentar, educação ambiental), a partir da experiencia do projeto de ensino do bosque no campus. Os conceitos da: agroecologia, como concepção de um agroecossistema e para garantir a produção de alimentos tratando o espaço um sistema; também na referência da permacultura como agricultura permanente, que surge do planejamento integrado (humanos/paisagem); e a agrofloresta combina, o plantio de árvores ou arbustos, em sistema de multicultivo adensado. Nessa perspectiva os três sistemas - agroecologia, agrofloresta e permacultura – são pensados para a para a produção de artesanato e alimentação, conciliando com a recuperação ambiental da área. Os processos são pensados ressaltando a sucessão vegetal, favorecendo a vida na natureza, onde o homem sente-se parte da mesma, com a reciclagem de nutrientes, para melhorar o aproveitamento dos recursos naturais, como solo, água e luz. As principais atividades produtivas desempenhadas pelo grupo são aquelas ligadas à produção e preparação do bosque de frutíferas e como um espaço de sociabilidade, produção e integração da comunidade, pois os trabalhos são coletivos. A organização dos sistemas é gerenciada pelo multicultivo adensado onde são plantadas as espécies, com vários estratos de crescimento e ciclos de vida. Para isto foi realizado um diagnóstico local e preparação do terreno com o plantio das mudas, manejando as espécies que não eram de interesse, transplantando as mudas arbóreas nativas e distribuindo o adubo orgânico no solo, com intuito da sucessão vegetal. A idealização das práticas e referências aplicadas do projeto passam também a ser divulgadas com a criação do site para compartilhamento dessas informações com um público maior e sem fronteiras. Os processos são conduzidos em conjunto na comunidade, procurando o diálogo e a construção dos saberes, bem como a continuidade do projeto para o próximo ano, pois tem-se a perspectiva de continuar o planejamento destas concepções e ampliar para maior participação, para outros trabalhos na comunidade de discussão e cultivos, com a finalidade de resgatar a essência destes locais, possibilitando maior autonomia da comunidade.