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Elaboração de blocos anatômicos para o ensino de Histologia Vegetal no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão
Júlia Presotto Pedron, Jeonice Werle Techio, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


Novas formas de ensino e aprendizagem são muito valorizadas, hoje em dia, em diversas áreas dentro da Botânica ou Biologia Vegetal. Levando em consideração a recorrente dificuldade encontrada por parte dos estudantes nessa grande área do conhecimento, a utilização de recursos didáticos diversificados é de fundamental importância em sua abordagem. Desta forma, os mesmos têm se tornado, cada vez mais, essenciais em determinadas disciplinas e nas atividades regulares de ensino dentro das instituições e na vida cotidiana de professores e estudantes. Assim, no intuito de auxiliar a comunidade acadêmica atuante na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – Campus Sertão, este estudo tem por objetivo confeccionar blocos anatômicos, que consistem em cubos tridimensionais ilustrativos de tecidos e órgãos, a serem aplicados no ensino de conteúdos de Histologia Vegetal. Para isso, inicialmente, foi realizada uma pesquisa de disponibilidade de moldes de anatoblocos vegetais para serem baixados da internet. A partir dos resultados obtidos, contendo variadas imagens montadas a partir das comumente utilizadas lâminas histológicas, procedeu-se a avaliação dos materiais referentes a estruturas vegetais em geral consideradas de maior difícil visualização e compreensão pelos estudantes nas aulas da disciplina em questão. Após, vinte e quatro modelos de anatoblocos obtidos foram escolhidos para serem elaborados, abrangendo órgãos como raízes, caules e folhas de espécies de gimnospermas, angiospermas monocotiledôneas e angiospermas eudicotiledôneas. Os moldes selecionados foram enviados para impressão em gráfica, em papel fotográfico de maior rigidez, permitindo que o material didático, após finalizado, tenha uma maior vida útil para a sua utilização em sala de aula, sendo resistente ao constante manuseio. Em seguida, os mesmos foram colados conforme indicado pelas fontes bibliográficas, a fim de obter formato tridimensional. Esse recurso didático produzido será de grande relevância para as futuras turmas de Histologia Vegetal, bem como poderá ser utilizado em outras disciplinas que abordam conteúdos relacionados com a Botânica, em outros cursos do Campus, trazendo consigo a possibilidade de maior associação e fixação dos temas trabalhados. Além dos potenciais benefícios ao processo de ensino-aprendizagem, a confecção dos anatoblocos neste trabalho foi de grande relevância para a licencianda bolsista responsável, que teve a oportunidade de revisar conteúdos importantes de Biologia Vegetal e de aprender uma excelente estratégia pedagógica nesse campo do conhecimento.



Palavras-chave


Ensino de botânica; Recurso didático; Anatoblocos