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Sertão Maker
Última alteração: 09-10-2023
Resumo
O laboratório “SerTão Maker” consiste em um ambiente que permite a experimentação e a inovação, com objetivo de incentivar o uso da tecnologia no IFRS Campus Sertão dando continuidade ao projeto iniciado em 2021. Permite que alunos e servidores elaborem protótipos funcionais, peças personalizadas, modelos físicos, adquirindo conhecimento em outras áreas como a programação, expandindo seu conhecimento e aplicando a teoria na prática, além de estimular a sua criatividade. O laboratório utiliza principalmente impressão 3D, realizando as impressões solicitadas pela comunidade acadêmica. Também desenvolve projetos para aperfeiçoar as impressões, realizando testes como o teste de velocidade, de altura de camada, com diferentes tipos de filamentos e teste de temperatura, além da divulgação das peças impressas e posts sobre assuntos relacionados com a cultura maker nas redes sociais. O laboratório está equipado com impressora 3D FlashForge Finder, utilizando como software de fatiamento o FlashPrint 5 ou o Ultimaker Cura, também realizamos a modelagem de peças 3D a partir da plataforma Onshape. Após a modelagem da peça a ser impressa, ou a partir do modelo no formato STL, é importado para o software de fatiamento onde são configuradas todas ferramentas para a impressão, visto que o modelo é impresso por camadas, assim ajustam-se as configurações: temperatura do extrusor, altura de camada, velocidade de impressão, densidade de preenchimento, ajuste de suportes caso necessário, entre outras. Em seguida, realiza-se a preparação da impressora com o filamento desejado, e verifica-se o nivelamento da mesa de impressão. Posteriormente, com tudo preparado, inicia-se a impressão sendo realizado um acompanhamento durante a impressão para garantir um bom resultado final. Ao fim da impressão, são capturadas fotos e, posteriormente, é elaborado um post para divulgação via Instagram. O laboratório vem sendo cada vez mais procurado pelos docentes e discentes, para a elaboração de projetos que dentre os objetivos o principal consiste na utilização em sala de aula, como uma ferramenta para facilitar o aprendizado, assim disseminando o universo maker pela comunidade acadêmica.
Palavras-chave
impressão 3D; inovação na educação; cultura maker; modelagem 3D