Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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PROJETO DE BIBLIOTERAPIA COM ALUNOS DO IFRS - CAMPUS SERTÃO.
Felipe Roberto Nunes, Joceli da Silva e Silva, Victor de Carvalho Gonçalves

Última alteração: 17-10-2023

Resumo


A Biblioterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza a leitura de livros e a literatura para promover o bem-estar emocional, o autoconhecimento e a resolução de problemas pessoais. O projeto de biblioterapia criou um ambiente onde as pessoas possam acessar livros de maneira orientada, para melhorar sua saúde mental e emocional dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS - Campus Sertão). Os objetivos pretenderam analisar a importância da Biblioterapia no tratamento de ansiedades dos alunos. Há vários fatores sociais e psicossociais inerentes às mudanças de ambiente escolar, como conflitos da adolescência, familiares, interculturais, a pandemia que deixou sequelas nos discentes pelo período de isolamento e a volta à rotina de aulas presenciais e seu estresse, perdas de entes, com isso, os alunos voltaram com uma bagagem de preocupações e ansiedades que comprometem sua qualidade de vida e é fator de exclusão e evasão. O projeto de biblioterapia ofereceu recursos literários que ajudaram os alunos a lidar com o estresse acadêmico, a ansiedade e outros desafios emocionais. Estimulou a leitura e a reflexão crítica sobre questões pessoais e sociais por meio de livros. Estabeleceu uma sessão na biblioteca da Instituição dedicada à biblioterapia. Organizou clubes de leitura para os alunos escolherem livros relacionados a questões emocionais, sociais ou acadêmicas. Receberam um diário para escrita terapêutica, onde eles puderam expressar seus sentimentos e pensamentos na escrita. Ofereceu sessões individuais com um biblioterapeuta para ajudá-los a encontrar leituras para seus desafios pessoais. Coletou feedback sobre como a biblioterapia os ajudou em sua jornada acadêmica e pessoal. Os encorajou a manterem diários de leitura, onde registraram suas emoções, pensamentos e insights após a leitura. Conclui-se que a biblioterapia no IFRS, enriqueceu a experiência dos alunos, ajudando-os a desenvolver habilidades emocionais e sociais, além de apoiar seu bem-estar e crescimento pessoal. O projeto de biblioterapia foi uma forma eficaz de ajudar os alunos a se conectarem uns com os outros e a desenvolverem habilidades sociais e emocionais, tais como a empatia, respeito e compaixão. Foi útil para os alunos que passam por momentos difíceis ou enfrentam desafios emocionais, oferecendo lhes uma oportunidade para se expressarem e encontrar apoio em um ambiente seguro e acolhedor.



Palavras-chave


Alunos; terapia; livros.