Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Ações educativas sobre inclusão e diversidade no IFRS – Campus Sertão
Luana da Silva Gomes, Vanessa Carla Neckel, Isabelli Araldi, Monique Aparecida Abreu, Gabriella Rochas de Freitas

Última alteração: 27-10-2022

Resumo


O projeto de ensino “Eventos de Sensibilização: Inclusão e Diversidade” consiste em ações de sensibilização voltadas para a comunidade acadêmica do Campus Sertão. Desenvolvido desde 2018, o projeto está articulado aos Núcleos de Ações Afirmativas e atualmente conta com 3 estudantes bolsistas e 4 estudantes voluntários. O projeto objetiva a conscientização sobre a importância da inclusão, do reconhecimento e do respeito às diversidades, buscando a desconstrução de preconceitos e promovendo um ambiente mais inclusivo e diverso. As atividades são decididas coletivamente entre os integrantes do projeto. Neste ano, foram realizadas as seguintes ações: 1) intervenções em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT+, no prédio A13 e no restaurante. Nos degraus da escada do prédio A13 foram colocadas faixas coloridas representando a bandeira da comunidade. Também foram coladas nas paredes a frase “É sobre existir e se orgulhar”, juntamente com cartazes de notícias negativas transformadas em notícias positivas para as pessoas LGBTQIAP+. No restaurante do campus foi realizada a intervenção "Aqui no Campus tem LGBTQIAP+". Colocamos no mural a sigla LGBTQIAP+ com uma breve descrição sobre cada orientação sexual e identidade de gênero, as bandeiras de cada sigla e fotos de personalidades famosas que fazem parte da comunidade. E também penduramos um banner com a pergunta “Quais direitos queremos para a população LGBT+?”. 2) Ações relacionadas ao Projeto de Promoção da Dignidade Menstrual no IFRS, que tinha como objetivo informar sobre o projeto, bem como sensibilizar os discentes sobre dignidade e pobreza menstrual. A principal atividade “Venha conhecer o Projeto Dignidade Menstrual do IFRS? realizada no saguão do prédio central, apresentava cartazes com dados nacionais de como as brasileiras se sentem e seus hábitos no período menstrual, também foi exposto um banner com a seguinte frase: “O que você já deixou de fazer no período menstrual?” e um varal com exposição de roupas com absorventes incentivando a aceitação e normalização do assunto no ambiente escolar. Elaboramos vídeos e posts sobre o assunto que estão sendo publicados nas redes sociais do NEPGS. Também realizamos um formulário on-line para verificar a demanda de estudantes que gostariam de receber absorventes ou coletores menstruais. 3) Calendário da diversidade e inclusão com datas importantes para celebrar e refletir. 4) NEPGS Clube: publicações nas redes sociais com dicas de filmes e séries. Concluímos que abordar sobre a diversidade e inclusão no ambiente acadêmico ainda é um desafio permanente, mas de extrema importância para as desconstruções dos discursos que fomentam preconceitos e violências.


Palavras-chave


Ações Educativas; Diversidade; Inclusão