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ATIVIDADES PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DIFERENCIADA DE FUTUROS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS - Ano 2022
Paula Cristina Rossatto, Luana Morschheiter Duarte, Robson Marques Da Silveira, Anderson Luis Nunes

Última alteração: 28-10-2022

Resumo


O Engenheiro Agrônomo é um elemento fundamental para o desenvolvimento agrícola no Brasil.  É o profissional que faz a ligação das atividades do campo com as novas descobertas científicas, conhecendo todas as fases dos processos teórico e prático. É de grande importância na vida acadêmica de alunos em formação o contato com as atividades de projetos científicos, justamente para aperfeiçoar a concepção com o que é encontrado à campo, relacionando e posicionando novas informações com a prática. O objetivo principal do projeto é complementar a formação dos alunos por meio da realização de tarefas associadas às áreas de experimentação agrícola, olericultura e plantas daninhas, formando Engenheiros Agrônomos emancipados e habilitados para a atuação vinculada ao espaço rural, capazes de compreender as mudanças estruturais e conjunturais do seu tempo. As atividades realizadas incluem a semeadura, preparação de potes com terra e transplante de diversas plantas daninhas utilizadas em estudos, como testes ou como plantas para demonstração para cursos e outros alunos do instituto e então visitantes de outras instituições e empresas, aplicações em experimentos de buva, caruru, losna, azevém e outros, demarcações para área de novos experimentos, irrigação de mudas na estufa, acompanhamento na disciplina de experimentação agrícola auxiliando os colegas no desenvolvimento de um ensaio e avaliação de experimentos. O grupo também tem a responsabilidade de auxiliar em todas as outras atividades para obtenção de resultados. Como resultados parciais, podemos destacar o preparo de diversas atividades utilizadas posteriormente para a pesquisa, para o ensino de outros alunos, para tirar dúvidas, a continuidade em manter o banco de sementes sempre completo e disponível para estudos dentro do Campus e por outras entidades. Espera-se dar continuidade posteriormente ao projeto, pois se mostrou relevante e cumpriu com os objetivos. Pode-se concluir que a necessidade e a relevância do ensino prático na formação de futuros engenheiros agrônomos é essencial, pois transmite experiências nas diversas atividades desenvolvidas pelo grupo, além de serem disseminadas aos outros alunos da instituição e demais profissionais da área.


Palavras chaves: Engenheiro Agrônomo, Formação, Experimentação.



Palavras-chave


Engenheiro Agrônomo, Formação, Experimentação.