Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Avaliação da atividade antioxidante em modelos de doenças neurodegenerativas em C. Elegans tratados com Hylocereus undatus (pitaya).
Pedro Ernesto Piccinini, Alicia Delanora, Amanda Gorrosterrazú, Hévilin Corrêa dos Santos, Wagner Antonio Tamagno, Gustavo Kellerman Reolon

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


As doenças neurodegenerativas  são condições muito debilitantes, ainda sem cura, e resultam na morte de neurónios, acarretam prejuízos significativos e amplos, perturbando os indivíduos afetados, cuidadores, sistemas de saúde e sociedade. Nos últimos anos no Brasil, estima-se que ocorreu um crescimento de 7,8% no número de pessoas que sofrem de doenças neurodegenerativas.

A proteína Beta-Amilóide ataca e destrói as sinapses e as conexões entre as células nervosas do cérebro - resultando em problemas de memória e demência da doença de Alzheimer.  A proteína TAU tem como principal função estabilizar os microtúbulos pela agregação da tubulina, esta proteína atua no controle  dos microtúbulos durante a maturação e o crescimento dos neuritos, quando as proteínas TAU quando ocorrem defeitos, não estabilizando bem os microtúbulos, pode levar ao aparecimento de estados de demência, como a doença de Alzheimer. A Alfa-sinucleína  é uma proteína que está primariamente presente nos terminais pré sinápticos, que apresenta também uma localização nuclear na forma de agregados filamentosos intracelulares é uma das características paológicas das doenças neurodegenerativas, nas quais se inclui a doença de Parkinson. .

O estresse oxidativo vem sendo estudado como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, o mesmo decorre de um desequilíbrio entre agentes oxidantes e antioxidantes. A fruta da pitaya (Hylocereus undatus) apresenta compostos que são  antioxidantes. Isso faz com que tenha um alto potencial na prevenção de doenças, principalmente doenças neurodegenerativas.

O Caenorhabditis elegans, é um organismo modelo bem estabelecido que pode ser utilizado para evidenciar inúmeros processos biológicos. Sendo utilizado como modelo de doenças neurodegenerativas. como as doenças de  Alzheimer e Parkinson

Pretende-se avaliar o efeito na atividade de enzimas antioxidantes que o tratamento com Hylocereus undatus (pitaya) tem em modelos de doenças neurodegenerativas em C. Elegans. Serão utilizadas 4 cepas de C. elegans que expressam as proteínas acima mencionadas. Os animais serão expostos ao extrato de pitaya e, após, será avaliada a atividade antioxidante.

Pouco se sabe sobre o uso de Hylocereus undatus em doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer. Espera-se descobrir mais sobre o efeito da pitaya nestes modelos e auxiliar futuros estudos que verifiquem o potencial terapêutico desta fruta.



Palavras-chave


Doenças neurodegenerativas, Estresse oxidativo, Pitaya, e C, Elegans