Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Coleção didática de insetos como ferramenta pedagógica
Artur Müller, Makeli Chiesa, Anderson Menegaz, Fabielle Wasniewski, João Diehl, Márcia Smaniotto

Última alteração: 27-10-2022

Resumo


Em uma lavoura, é importante identificar as espécies de insetos que são pragas ou inimigos naturais, para indicar o manejo adequado para cada situação. Muitas vezes, a identificação é dificultada, necessitando de um especialista ou de uma coleção de referência. Para isso, os alunos do Curso Superior de Agronomia e do Curso Técnico em Agropecuária Integrado e Subsequente ao Ensino Médio do IFRS Campus Sertão, adquirem uma base de conhecimentos nas disciplinas dos cursos para que possam desempenhar seu papel no campo, em parceria com os agricultores. Com isso, a confecção de uma caixa entomológica inserida no componente curricular de Entomologia Agrícola no Curso de Agronomia e seu uso em demais disciplinas como Defesa Sanitária Vegetal e Controle de Pragas, auxilia no desenvolvimento da capacidade de identificar e diferenciar insetos em suas diversas ordens e famílias, além de fixar conteúdo estudado dentro da sala de aula. O objetivo do trabalho foi receber e organizar as caixas entomológicas confeccionadas durante o primeiro semestre de 2022 pelos acadêmicos do componente curricular de Entomologia Agrícola, do Curso de Agronomia do IFRS Campus Sertão. As caixas entomológicas, aproximadamente 50, eram compostas de insetos de diferentes espécies, locais e culturas e estavam identificadas com etiquetas. Após a avaliação realizada na disciplina, os insetos permaneceram no laboratório onde foram organizados em coleções didáticas de acordo com sua Ordem (Lepidoptera, Diptera, Hemiptera, Orthoptera, Coleoptera, Dermaptera, Thysanoptera, Odonata, Mantodea, Neuroptera, Hymenoptera). A coleção foi organizada em um armário com gavetas contendo um isopor internamente, além da naftalina para conservação dos insetos. O uso da coleção nas aulas propicia o aprendizado dos estudantes através do reconhecimento de espécies de insetos-pragas e inimigos naturais, além da visualização de características morfológicas individuais, com e sem o auxílio de lupas. Nesta coleção também foi incluído material coletado em anos anteriores. Complementar a isso, estão sendo organizadas caixas específicas para as principais culturas de importância agrícola regional. Durante o período da bolsa, foi perceptível a interação e a troca de conhecimentos entre alunos que utilizam a coleção entomológica, caracterizando-se como uma aprendizagem cooperativa. O trabalho de forma colaborativa atrelando a teoria e prática propiciou aos alunos resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem, pois, a coleção didática de insetos como ferramenta pedagógica possibilitou aos alunos associar seus conhecimentos cotidianos e científicos, oportunizando momentos de questionamentos e trocas de experiências referentes ao objeto de estudo.


Palavras-chave


Métodos de ensino; Didática; Agricultura