Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática
Gabrieli Granja Brandalise, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 28-10-2022

Resumo


Este projeto visa incentivar o bolsista e demais estudantes da comunidade acadêmica na busca por conhecimento e interesse na disciplina de Matemática, de modo a sanar as lacunas apresentadas em conteúdos básicos durante o Ensino Fundamental, em virtude do ensino remoto ao longo da pandemia do Covid-19,  e, no ano decorrente de estudo. Como é notória a dificuldade de aprendizado dos alunos em relação a disciplina de Matemática, sendo considerada uma matéria complexa, o projeto surge para prestar apoio através de monitoria aos alunos com maiores dificuldades na disciplina vigente. Posto isso, com uma linguagem mais informal do monitor, o conteúdo pode ser entendido com mais facilidade. Diante do exposto, o intuito do projeto procura primordialmente contribuir com o desenvolvimento e aperfeiçoamento da aptidão matemática dos alunos, contando com troca de conhecimentos e experiências entre os discentes, através de aulas de revisões sobre os conteúdos para ajudar a resolver possíveis dúvidas, contribuindo assim com o avanço na capacidade de raciocínio, cálculos mentais e autoconfiança, como também no estímulo da criatividade e autonomia para que obtenham sucesso e atinjam suas perspectivas na  disciplina de Matemática e em outras que envolvam o uso desse conhecimento no nível Técnico Integrado ao Ensino Médio. A metodologia utilizada se baseia em encontros presenciais, realizados duas vezes por semana com duração em torno de 1 hora e meia de aula para cada série, onde são realizadas revisões de conteúdos trabalhados em aula nos quais os alunos participantes apresentam dificuldades ou interesse em aprofundar, como também assuntos básicos do Ensino Fundamental, além de dicas sobre conteúdos de Matemática e exercícios em forma de desafios na página do Instagram da monitoria para os estudantes testarem seus conhecimentos e assim se prepararem para futuras provas, para que, desta maneira, a monitoria possa ser proveitosa para todos. Os resultados testemunhados por parte do bolsista e coordenador estão sendo muito satisfatórios. De maneira geral, o rendimento dos alunos que participam assiduamente na monitoria melhorou consideravelmente, tanto em relação às notas, quanto no engajamento das aulas e disposição para aprender. Com isso, a importância do Projeto Monitoria de Matemática é indiscutível por ser uma ferramenta muito eficiente de auxílio no processo de aquisição e armazenamento de conhecimento tanto para o bolsista quanto para os demais estudantes.



Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Aprendizagem