Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Hábitos Saudáveis para melhorar a aprendizagem
Sabrina Trevisan Schuster

Última alteração: 31-10-2022

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar alguns dados coletados na realização da oficina “O hábito de estudar”. No ano de 2022, no Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foram desenvolvidas treze oficinas, abrangendo todas as turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado e, no Ensino Superior, algumas turmas dos seguintes cursos: Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Agronomia. A oficina é baseada em seis perguntas norteadoras com a finalidade de problematizar aspectos da vida dos estudantes que são a base para terem uma qualidade de vida e que favorecem a aprendizagem. A primeira pergunta problematiza-se sobre os cuidados pessoais com a saúde física e mental, mostrou que apenas 19,1% dos estudantes cuidam preventivamente da sua saúde, os demais, 80,9%, somente em casos mais extremos ou obrigados por alguém.  A segunda pergunta indaga sobre a organização do ambiente para o estudo, teve como respostas: 28,6 % organizam o ambiente antes de realizar os estudos,  57,3% às vezes, e 14,1% não organizam. A terceira pergunta trata se os estudantes dedicam tempo ao sono, evidenciou que somente 10,5% buscam manter um sono regular, evitando antes de dormir o uso de alimentos estimulantes e o uso do celular, bem como se preocupando em ter um ambiente escuro e silencioso. A quarta pergunta referia-se à condição dos estudantes conseguirem dedicar/organizar o tempo para atender as suas diversas necessidades, revelou que 79,3% possuem dificuldade ou não conseguem contemplar nas suas vidas atividades diversas, consequentemente tendo uma rotina bastante restrita a poucas atividades. A quinta questão tratava sobre a capacidade de concentração dos estudantes no momento dos estudos, revelou que somente 11,6% conseguem permanecer focados no objeto a ser estudado. A sexta e última pergunta revelou que apenas 9,8% dos discentes têm um plano de estudos. Os dados obtidos na realização das oficinas nos indicam a importância e a necessidade de um trabalho pedagógico com os discentes sobre hábitos saudáveis para a vida e consequentemente os estudos, bem como, nos indicou outras ações que devem ser objeto de reflexão e ação por parte da instituição para contribuir com a aprendizagem dos estudantes.


Palavras-chave


Aprendizagem; Oficina; Organização.