Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Aulas práticas de citologia no ensino fundamental: uma ação de extensão
Ana Paula Vogel, Silvio Concolato Junior, Jeonice Werle Techio, Luciani Figueiredo Santin, Maísa Naeher, Élinton Wojeiechowski, Pedro Ernesto de Oliveira Piccinini

Última alteração: 31-10-2022

Resumo


O ensino das Ciências Biológicas deve ter um caráter de reflexão-crítica do conhecimento científico-tecnológico e de seus efeitos na sociedade. Entre os assuntos abordados no 7° ano do ensino fundamental está a Citologia, o estudo das células, que permite compreender a organização básica e o papel que essas estruturas desempenham como unidade estrutural e funcional dos seres vivos. As células são invisíveis a olho nu e isso constitui um  dos  fatores  que  dificultam  o  entendimento  e  a  assimilação desse conteúdo. O desenvolvimento de aulas práticas é essencial no ensino de Citologia por aproximar a teoria  com  a  prática e despertar  o  interesse  dos  estudantes pelo conteúdo.  O uso de microscópio é um ponto positivo no processo de ensino de Citologia, porém a maior parte das escolas públicas não possuem ou apresentam microscópios velhos ou estragados. Desta forma, as atividades desenvolvidas por projetos de extensão e acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma forma de contribuir no processo de  aprendizagem dos estudantes da região e na formação inicial do futuro profissional. O trabalho objetiva apresentar um relato de uma oficina com atividades práticas sobre o ensino de Citologia com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola do município de Sertão – RS. A oficina foi ministrada por todos os integrantes do Projeto de Extensão intitulado Biologia em Lentes e Telas e acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de microscopia do IFRS Campus Sertão com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental da Escola Municipal João De Col, do município de Sertão. Foram abordadas atividades práticas sobre células eucariontes (vegetal e animal) e procariontes por meio de microscópios ópticos. Observou-se que ao utilizar aulas práticas como ferramentas para o ensino de Citologia, oportuniza aos estudantes um aprendizado mais ativo, permitindo que estes tenham um contato com fenômenos abordados, seja pela manipulação de materiais e equipamentos, ou pela observação de organismos. Ainda, estimula a imaginação, a curiosidade e o raciocínio, fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa, proporcionando uma mudança conceitual e a construção do próprio conhecimento. Espera-se que a interação entre o curso de Licenciatura e as escolas básicas, por meio de projeto de extensão, possa contribuir para aumentar a utilização das aulas práticas no ensino de Ciências.


Palavras-chave


Biologia Celular, Construção do conhecimento, Ensino de Ciências.