Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O HÁBITO DE ESTUDAR; O SABER SOBRE TÉCNICAS E HÁBITOS DE ESTUDO VIA INSTAGRAM
Thaisa Polito Ascari

Última alteração: 31-10-2022

Resumo


O projeto de ensino O Hábito de Estudar elabora oficinas e conteúdos para mídias digitais, de modo que promove o aprimoramento do hábito do estudo, tanto para os integrantes, quanto para o público atingido. A rede social a que se vincula, é a Estuda IF, no Instagram, onde os bolsistas publicam os conteúdos produzidos, atingindo público de dentro e fora do Campus Sertão. Nesse sentido, este resumo objetiva apresentar os principais aspectos metodológicos e os resultados obtidos pela criação de conteúdo sobre hábitos e técnicas de estudo no âmbito da página da rede social do Estuda IF. A dinâmica do projeto opera de forma que as tarefas são distribuídas entre as bolsistas, de acordo com suas aptidões e conhecimentos. Em termos metodológicos, as atividades dividem-se em: pesquisa e estudo acerca de hábitos e técnicas de estudo, aplicação do material estudado na elaboração dos conteúdos que serão publicados, criação do design dos posts e edição de vídeos. Desse modo, destaca-se que as postagens são divididas em três nichos principais. Primeiramente, a série "Técnicas de Estudo" apresenta diferentes técnicas que auxiliam os estudantes em seus processos de estudo e entendimento das matérias, instruindo e dando dicas sobre como aplicar e utilizar esses métodos. Em seguida, a modalidade "Hábitos de Estudo" instrui os estudantes quanto aos seus hábitos, evidenciando a importância de certas atitudes e alertando sobre certos comportamentos prejudiciais para uma rotina produtiva. Ademais, são publicadas dicas de ferramentas, livros e demais materiais que podem contribuir para a organização dos estudantes. Por fim, são produzidos vídeos referentes ao projeto, os quais passam pelo processo de pesquisa, roteirização, gravação, edição e revisão. Por fim, decorrente dessa metodologia, já é possível extrair alguns resultados. Percebeu-se ao longo do ano o grande crescimento do perfil Estuda IF no Instagram, que é majoritariamente composto por seguidores de fora do campus. As publicações possuem uma taxa satisfatória de engajamento, e percebe-se que o perfil acaba fazendo, também, uma ação de divulgação do projeto. Conclui-se então que o trabalho realizado durante o ano gerou resultados positivos, disseminando conhecimento para seus seguidores, instigando-os a adquirir um hábito de estudo, tendo em vista sua importância sempre salientada nas publicações. Para o futuro, espera-se uma maior aderência dos alunos de dentro do campus Sertão para com o projeto, bem como objetiva-se a continuidade da ascendência da página do Estuda IF nas redes sociais.



Palavras-chave


Instagram; Hábito; Estudo.