Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Mapeando as Produções Científicas dos cursos de Pós-graduação do IFRS
Adele Stein Kuhn, Cássia Morás, Josimar de Aparecido Vieira

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


A pós-graduação é considerada uma das formas de educação continuada que promove atualização técnica, cultural e profissional e proporciona aprofundamento de conhecimentos necessários para ampliar competência científica ou técnico-profissional. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), tal propósito é desenvolvido por meio do oferecimento de cursos lato e stricto sensu, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o desenvolvimento de demandas locais, regionais e nacionais. Neste contexto, este estudo consiste no mapeamento e análise dos cursos de pós-graduação oferecidos no IFRS tendo como referência os trabalhos que são apresentados anualmente por estudantes e/ou egressos no Seminário de Pós-Graduação que integra o Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS. Trata-se de um trabalho que está sendo produzido por meio da pesquisa bibliográfica concentrada em obras de autores/pesquisadores que estudam a temática, análise de documentos do IFRS e dos trabalhos publicados nos Anais do citado Salão, nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021. Tal modo de abordagem se assenta como pesquisa exploratória e descritiva e foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa e dialética, acompanhando os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Como organização, o trabalho desenvolvido até o momento demonstra que nos IFRS, na pós-graduação houve uma redução de mais de 50% no número de trabalhos apresentados em 2021. Possivelmente esses resultados se devem ao evento da pandemia da Covid-19, em que projetos de pesquisas tiveram dificuldades para serem realizados. Os resultados obtidos até o momento são preliminares de um projeto de pesquisa que está em andamento e as considerações aqui situadas são inacabadas, portanto requerem ser aprofundadas e melhor validadas considerando a ampliação dos dados que estão sendo coletados e em outras investigações que abordem a temática.

Palavras-chave


Formação continuada. Instituto Federal. Pós-graduação.