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O ensino remoto no IFRS – Campus Sertão diante do contexto da pandemia da Covid-19
Adele Stein Kuhn, Cassia Morás, Cassia Morás, Lidia Paula Trentin, Lidia Paula Trentin, Josimar de Aparecido Vieira, Josimar de Aparecido Vieira

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


O presente trabalho se refere a um estudo que foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão, em que se buscou conhecer os impactos da pandemia da Covid-19 no dia a dia dos estudantes tendo em vista as mudanças provocadas pelo isolamento social e pela suspensão das aulas presenciais. Os dados foram coletados ao longo do segundo semestre do ano de 2021, por meio de um estudo de caso, envolvendo 79 estudantes que frequentam cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pelo IFRS e responderam um questionário com questões abertas e fechadas. Todos os estudantes declararam que possuem acesso à internet, sendo que apenas 3,8% o fazem somente por meio dos dados móveis. Igualmente, todos os respondentes possuem aparelho smartphone próprio e 87,3% possuem computador e destes 15,9% compartilham o equipamento com familiares. As famílias foram essenciais durante a pandemia da Covid-19 sendo que apenas 8,7% dos respondentes disseram não ter contado com suporte familiar para os estudos durante a pandemia, mas que recorreram aos amigos, não ficando desassistidos. Sobre os fatores que mais dificultaram a aprendizagem doméstica, 48,1% dos estudantes destacaram muitas distrações/barulhos em casa; 44,3% responderam que era a ansiedade gerada pela reflexão acerca do impacto da pandemia sobre o ano letivo; 34,2% alegaram ter dificuldades para estudar sozinhos; 24,1% relataram grande demanda de atividades domésticas e 21,5% reportaram problemas de conectividade com a internet. Quando questionados sobre os componentes curriculares oferecidos, 53,2% dos estudantes responderam atender total ou parcialmente às expectativas, 70,8% relataram que os conteúdos programáticos foram realizados total ou parcialmente e 69,8% afirmaram que os materiais didáticos eram atualizados e de boa qualidade. Já quando indagados sobre a adequação da duração das atividades, 48,5% responderam que estava total ou parcialmente adequado e 26,9% consideraram total ou parcialmente inadequadas. Considerando os professores como parte importante do processo ensino-aprendizagem escolar, 69% dos estudantes avaliaram que os professores demonstraram uma atitude positiva frente às adversidades encontradas, sendo sensíveis e dispostos a atender suas necessidades. As repercussões indicam que é importante que os profissionais da educação ponderem sobre a realidade dos estudantes, para que a utilização do ensino remoto não promova um processo de exclusão. Também, são determinantes como condições de estudos no ensino remoto o equilíbrio entre atividades solicitadas, tempo demandado para a sua realização e acessibilidade no ambiente virtual de aprendizagem utilizado.



Palavras-chave


Educação profissional; Condições de estudo; Pandemia da Covid-19; Ensino remoto.