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Monitoria acadêmica como ferramenta didático-pedagógica no ensino de botânica na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão
Henrique Cordeiro de Carvalho, Júlia Presotto Pedron, Letícia de Lima Sommer, Jeonice Werle Techio, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 28-10-2022

Resumo


Monitores acadêmicos apresentam como atividades gerais importantes, nas ciências biológicas, a colaboração na preparação e execução de aulas práticas e o aprimoramento de materiais didático-pedagógicos utilizados em aula por professores e estudantes, e assim, auxiliam no desejável desenvolvimento construtivista do aprendizado. A realização dessas atividades é de suma relevância para as áreas da biologia vegetal, que tem como eficiente estratégia didática a realização de aulas práticas em campo e laboratório para a abordagem de seus conteúdos, muitas vezes considerados de difícil compreensão. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS - Campus Sertão oferta, no presente semestre, diversas disciplinas relacionadas à biologia vegetal (Morfologia Vegetal, Protistas e Fungos e Botânica 2: Angiospermas), as quais podem se beneficiar muito da atuação de monitores trabalhando junto aos professores responsáveis. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo descrever os resultados da atuação de monitores no auxílio a professoras do curso na elaboração de aulas práticas das referidas disciplinas, além da produção de materiais didáticos de apoio a atividades realizadas ao longo do semestre. Até o momento, em relação à preparação de aulas práticas, foi realizada a localização e coleta de amostras botânicas de variadas espécies de angiospermas e fungos, a maioria dentro do próprio Campus, para serem manuseadas e analisadas pelos estudantes cursistas das disciplinas atendidas. Também foi preparado meio de cultura para visualização de protozoários. Já para a produção de materiais didáticos de apoio, parte das espécies de fungos e plantas obtidas foi fotografada no momento da coleta. As imagens foram organizadas em arquivos de apresentação, elaborados por meio da plataforma online Canva. Para o componente curricular Protistas e Fungos, está sendo elaborado um guia ilustrado de fungos, até o momento tendo sido identificadas seis espécies. Para Botânica 2, foram fotografadas e identificadas cinco espécies de angiospermas, até agora. Além dos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares envolvidos, destaca-se que a monitoria também oportuniza, aos estudantes monitores, a revisão dos conteúdos abordados durante a graduação e o auxílio na sintetização de conhecimentos práticos, tais como identificação e classificação dos vegetais dispostos. Ainda, no caso das licenciandas monitoras, oportuniza a vivência de futuras possibilidades didático-pedagógicas. As próximas atividades do estudo ocorrerão com a continuidade do auxílio às aulas práticas e a finalização dos guias de campo, conforme as demandas das aulas planejadas no decorrer do semestre vigente.

Palavras-chave


Elaboração de aulas práticas; Ensino de biologia vegetal; Recursos didáticos