Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Título: Agro expressed – levando conhecimento no instagram
Brenda Valério, Roniel Da Silva, Cristine Alexandra Arnt, Jean Carlos Petrikoski, Samara Antunes, Rafaela Acorsi, Hernani Dill, Mateus Depieri, Noryam Bispo

Última alteração: 27-10-2022

Resumo


A partir da descoberta da Biologia Molecular e posteriormente do DNA, foram inúmeros os progressos no segmento agrícola e pecuário. A importância do DNA está em conter todas as informações genéticas do indivíduo, podendo assim ser realizado um mapeamento e também uma avaliação acerca de seus futuros descendentes. Em sala de aula, os temas e debates sobre o DNA são diversos, para que o aluno tenha um amplo conhecimento. O projeto foi criado com o objetivo de proporcionar maior entendimento aos alunos do IFRS Campus Sertão, sobre os mais diversos temas, artigos e notícias sobre DNA na área agropecuária, genética e científica, possibilitando interações entre alunos de diferentes cursos da instituição. Devido à pandemia do Covid-19, a execução do projeto nos anos anteriores foi realizada de forma virtual, em encontros semanais online, através da plataforma Google Meet (aplicativo gratuito). Com o retorno das atividades presenciais, os encontros ocorrem semanalmente de forma presencial, sendo debatidos os temas e artigos científicos selecionados pelos alunos participantes do projeto. Além disso, foi criada uma página no Instagram, rede social onde os alunos participantes são os responsáveis pelas publicações semanais, e sua divulgação. Toda a página contém referências ao DNA na agricultura e pecuária. Os encontros semanais e as publicações são supervisionados e orientados pela profª Noryam Bervian Bispo. Até o momento foram realizados 8 encontros presenciais, nos quais foram debatidos assuntos como cruzamentos, mutações, epigenética, transcrição e tradução, discussão de artigos relacionados a epigenética, entre outros. Portanto, percebe-se que todas as atividades realizadas pelo projeto geraram retornos positivos. Além do desenvolvimento de debates entre os estudantes sobre o DNA na agropecuária, houve a interação de diferentes níveis de ensino e cursos da instituição, trocas de experiências vividas por eles em estágios e nas propriedades rurais das suas famílias. Tornando expressivo e significante o crescimento pessoal e posteriormente profissional dos jovens participantes do projeto. Assim como o desenvolvimento do senso crítico e trabalho em equipe, para o rendimento e sucesso do projeto, com a criação das publicações semanais e apresentações dos artigos.


Palavras-chave


DNA; Genética; Agropecuária.