Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Herbário didático como ferramenta para o ensino de Botânica
Maísa Naeher, Jeonice Werle Techio, Diogo Souza da Silva, Júlia Presotto Pedron, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 27-10-2022

Resumo


O Clube de Ensino de Ciências e Biologia defende a proposta não formal de educação científica, com objetivo de proporcionar um espaço interativo para a ampliação de conhecimentos nessa área. Assim sendo, a edição atual do projeto focou na reorganização de coleções didáticas (herbário, carpoteca e sementeca) do Laboratório de Ciências Naturais do IFRS Campus Sertão que se estragaram durante a pandemia. Os herbários são coleções formais de espécimes de plantas, fungos ou algas desidratadas. As plantas de um herbário são armazenadas em exsicatas, que são amostras de plantas secas, prensadas em estufa e fixadas em cartolina, contendo informações sistemáticas e de coleta. No ambiente escolar, um herbário didático representa uma importante ferramenta para o ensino de Botânica, pois permite o manuseio de exemplares da flora, o estudo morfológico das estruturas vegetais e suas funções. Considerando a importância dos herbários para a pesquisa científica e para a conservação da biodiversidade, bem como seu potencial como ferramenta de ensino, esse trabalho teve por objetivo reorganizar e renovar o herbário didático do Laboratório de Ciências Naturais do IFRS Campus Sertão, utilizado para o ensino de Botânica, principalmente nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia. Para a confecção do herbário didático, as exsicatas já presentes no laboratório tiveram seus papéis trocados e foram costuradas, reorganizadas em novas caixas, em ordem alfabética em relação ao nome da família, agilizando assim futuras consultas e também a organização geral do Laboratório. Já sobre a renovação do herbário produzindo novos materiais, o processo inicia com a coleta de espécimes com tesouras de poda em campo, após essa etapa, as plantas passam pelo processo de herborização que consiste na sua prensagem, secagem e identificação para, por fim, incorporação ao herbário. Com a reorganização dos materiais já presentes no Laboratório e a confecção de novos, chega-se a um número próximo de 200 exsicatas devidamente organizadas e etiquetadas. Portanto, o herbário didático proporciona maior agilidade na elaboração e organização de aulas práticas devido a disponibilidade de material vegetal em qualquer período do ano, facilidade na identificação e reconhecimento de plantas, auxílio para o estudo da biodiversidade e conservação da natureza. Espera-se que o material elaborado facilite a pesquisa e aprendizado dos estudantes e auxilie os docentes no ensino de Botânica, tornando as aulas mais completas e didáticas pelo fato de disponibilizar diversos tipos de plantas em qualquer época do ano.

Palavras-chave


Coleções botânicas, Clube de ensino, Recursos didáticos