Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática em Tempos de Atividades Não Presenciais
Raiana Cerutti Rodrigues

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


Autor: Raiana Cerutti Rodrigues.

Co-autor: Rafael dos Santos Guerini.

Orientador: Fabiane Eloisa Morandini Miotto.

Co-orientador: Renata Magarinus

 

A Matemática é uma ciência que estuda objetos abstratos e as relações entre eles, é a busca por resultados exatos. Isso torna a matéria um tanto quanto complexa e, nesse misto de exatidão e complexidade o auxilio de educador é imprescindível. Assim, a monitoria é fundamental para ajudar tanto o professor a fixar o conteúdo e torná-lo mais compreensível, como para os estudantes, na resolução do que parece ser indecifrável. Sabemos que a fome dos jovens por conhecimento é insaciável e muitas vezes os períodos de aula se tornam pequenos em meio tantas dúvidas, por esse motivo foi necessário acompanhar os estudantes mesmo fora das salas de aula. Desse modo, o projeto intensificou a união das exatas com os estudantes, principalmente durante esse ano, momento tão difícil pelo qual passamos por conta do coronavírus. Poder tornar a Matemática divertida e entusiasmante é valioso para quem tem essa oportunidade. Em virtude disso, construiu-se o projeto da monitoria, levando para as casas a matéria dentro das redes sociais, através de desafios e posts interessantes que chamam o público jovem.  Os conteúdos são abordados com gírias e músicas através do Instagram e, também, como não podemos nos encontrar presencialmente, encontros via Google Meet são realizados para esclarecimento do conteúdo e para fortalecer os vínculos entre bolsistas e estudantes. Esse trabalho trouxe muitas respostas positivas, percebe-se a ânsia pela aprendizagem fazendo com que a interação dos estudantes aumente, um exemplo são as votações nas enquetes de desafios, onde os internautas devem descobrir o resultado das questões e votar na resposta correta. Por fim, essa modalidade proporciona aos acadêmicos o enriquecimento de suas formações, por ser levada a eles como uma ferramenta de apoio, para que possam se familiarizar ainda mais com o estudo proposto.


Palavras-chave


Matemática; Aprendizagem; Monitoria.