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GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Amanda Regina Leite, Juliana Gonçalves Viegas da Fontoura, Josimar de Aparecido Vieira

Última alteração: 21-01-2021

Resumo


A gestão escolar é influenciada por fatores constituídos no decorrer das relações que são estabelecidas pela humanidade. Conhecê-la é um desafio aos gestores, professores e demais profissionais da educação, na perspectiva de compreender e situar-se nesse processo. É uma importante área que envolve o campo educacional, compreendendo a administração, coordenação e orientação pedagógica da instituição de ensino, que demanda responsabilidades por parte da equipe gestora. Esta investigação volta-se para a gestão escolar dos Institutos Federais de Educação (IFs), visto como um elemento fundamental para o desenvolvimento constante dessas instituições, que enfrenta assim como outras instituições de ensino obstáculos no que tange a gestão democrática. Diante dessas ponderações, este projeto de pesquisa tem o propósito de compreender os princípios da gestão escolar democrática da educação profissional e tecnológica (EPT) e averiguar mecanismos de participação nas instituições de ensino por meio da análise dos desafios enfrentados pela gestão escolar para a implantação de uma gestão democrática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso estão sendo examinadas as abordagens e concepções de organização e gestão escolar, os princípios da gestão democrática nas instituições da EPT, assim como os desafios enfrentados pela gestão escolar para implementação de uma gestão democrática no IFRS. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, e está sendo desenvolvida com base nas abordagens qualitativa e quantitativa envolvendo dois momentos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo gestores, professores, estudantes e técnicos administrativos do IFRS – Campus Sertão. A coleta de dados está sendo realizada por meio eletrônico, através de um questionário encaminhado aos potenciais respondentes, que estão sendo convidados a participar da pesquisa. Como resultados já alcançados, destaca-se a produção de um ensaio onde se buscou conhecer concepções e abordagens de organização e gestão escolar manifestadas nos IFs por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos, que foi submetido a uma revista científica. No momento um segundo ensaio está sendo produzido que tem a finalidade de identificar os princípios da gestão democrática nos IFs e suas implicações na organização e gestão cotidiana dessas instituições de ensino. Após a finalização da coleta de dados, espera-se com este estudo contribuir para o planejamento, definição de políticas educacionais voltadas à gestão escolar e democrática, como também, subsidiar propostas que auxiliarão na integração da comunidade escolar e na superação dos desafios enfrentados pela gestão do IFRS.


Palavras-chave


Organização e gestão escolar. Institutos Federais. Gestão democrática.