Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Dia de campo em parceria com a Emater: análise e histórico
Valéria Boito da Silva, Alisson Matias Hahn, Ana Paula Hahn, Felipe Bagnara, Juliara Floriano Dos Santos, Júlia Loss Ribas, Leonardo Frosi, Lênio Maschio, Mateus Gasparetto, Monique Montano Webber, Paula Cristina Rossatto, Anderson Luis Nunes

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


Valéria Boito da Silva1, Alisson Matias Hahn1, Ana Paula Hahn1, Felipe Bagnara1, Juliara Santos¹, Júlia Loss Ribas1, Leonardo Frosi1, Lênio Maschio¹, Mateus Gasparetto1, Monique Webber¹, Paula Rossato¹, Anderson Luis Nunes1*.

*Orientador

1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS, Brasil.

 

As inovações tecnológicas na agricultura, geralmente, são processadas fora da unidade de produção, ficando a cargo de instituições de pesquisa e empresas do setor. Neste contexto, a constante interação entre o agricultor e a fonte tecnológica é de suma importância para que tais inovações tenham aplicabilidade, tendo em vista que existe troca de conhecimentos e informações entre as partes. A apropriabilidade tecnológica por parte do agricultor fica facilitada quando este participa de palestras, dias de campo, visitas técnicas, seminários, entre outras atividades que permitam o contato com profissionais da área. O objetivo do projeto é disseminar conhecimentos voltados à produção de hortaliças para agricultores da região, permitir experiência profissional dos alunos envolvidos e consequentemente o contato com o mercado de trabalho, e também, colaborar com a realização do dia de campo da Emater-RS. Este ano, o projeto estaria em seu quarto ano de execução, porém devido ao advento mundial da pandemia do novo Coronavírus, a realização do evento foi cancelada baseando-se na segurança dos participantes e sucesso do dia de campo. De tal modo, o projeto foi iniciado com projeções e expectativas que a realização pudesse vir a acontecer. Mas ainda pôde-se valer deste cenário, contagiados pela onda de reflexão pessoal que a pandemia trouxe a todos, surgiu a ideia de analisar o impacto que o projeto causou nestes quatro anos de atividade, no ano de 2017 foram atendidas 550 pessoas, no ano seguinte se fizeram presentes aproximadamente 600 visitantes e por fim em 2019 foram registradas 400 presenças, totalizando mais de 1500 pessoas de 15 municípios, segmentadas entre alunos, produtores rurais e profissionais da área, evidenciando o alcance do objetivo inicial, que de fato é disseminar informações técnicas e gerar troca de conhecimento, e no decorrer deste tempo, houve a preocupação de levar até o evento diferentes assuntos e novas informações para os agricultores, tratando sobre manejo de invasoras, cuidados pós colheita, mulchig, transplante e multiplicação de mudas. Assim, fica evidenciando a importância que o evento tem sob o desenvolvimento e aprimoramento da cadeia produtiva da olericultura, para que assim, se produza mais e melhor de uma forma sustentável.


Palavras-chave


Olericultura. Histórico. Pandemia.