Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Confraria da Lógica
Vinicius Tres, Emerson Oliveira

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O projeto de ensino Confraria da Lógica visa atender às necessidades previamente observadas pelos professores referentes aos novos ingressantes no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campus Sertão. Observa-se que a codificação de um programa de computador demanda conhecimento e raciocínio lógico, uma vez que necessita ter conhecimento na utilização de todas as estruturas de programação ao seu favor, para criar aplicações que respeitem os padrões da programação. Desta forma, o treinamento, a observação e o retorno do bolsista sobre a evolução dos alunos mostram a importância do projeto no contexto do curso. O objetivo do projeto de ensino Confraria da Lógica é trazer o entendimento da construção e das estruturas de programação, testes de algoritmos, aprendizagem da linguagem de programação e a transformação destes algoritmos em um programa de computador. Para aplicar as monitorias, primeiramente o orientador do projeto entrou em contato com os alunos sobre os melhores horários para atendê-los. Assim sendo, foi definido que as monitorias ocorreriam em quatro dias da semana, através de encontros virtuais, utilizando a plataforma Google Meet. Nestes encontros, foi possível auxiliar na resolução das dúvidas existentes por parte dos alunos. Ressalta-se que, com o auxílio do Google Meet, o simples fato de espelhar a tela do computador permitiu aos alunos um melhor entendimento dos assuntos, facilitando o processo ensino-aprendizagem. Ainda, o uso de vídeo-chamadas em tempo real, permitiu a troca de ideias, facilitando dicas e explicações para a turma. Este projeto, desde a sua primeira edição, vem apresentando importantes resultados dentro do curso. Como exemplo, já foi verificado que grande parte dos alunos atendidos alcançou aprovação nas disciplinas de Programação e de Lógica de Programação (consideradas duas das disciplinas mais difíceis do curso). Assim sendo, verificou-se que o projeto se mostrou muito eficiente. Mesmo em situação de distanciamento social, o projeto é flexível e continua atendendo a todos aqueles que necessitam de apoio pedagógico para melhor entender os conceitos das disciplinas em questão. Finalizando, a evolução dos alunos vem mostrando que o projeto é uma ferramenta de aprendizado capaz de tornar o aluno mais bem qualificado e preparado para os desafios que devem ser enfrentados no curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS-campus Sertão.




Palavras-chave


ensino, lógica, monitoria