Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Bioquimicamente falando: ações de extensão acadêmica por meio de divulgação virtual
Giovana Brisolla Piccini, Rubia Mara Pedrotti, Maria Carolina Fiebig, Luciani Figueiredo Santin, Noryam Bervian Bispo

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


Bioquímica, ciência que integra biologia e química, é destinada ao estudo das reações químicas e biológicas dos organismos vivos. Seu estudo é considerado de difícil compreensão pois é uma ciência abstrata que estuda as moléculas e átomos que não são pautáveis. Assim, maneiras alternativas e lúdicas de ensinar esta ciência relacionando ao dia a dia podem ser formas de facilitar o conhecimento de bioquímica. O projeto de extensão Bioquimicamente Falando objetiva levar de forma fácil os conhecimentos de bioquímica para os estudantes da educação básica, superior e também para a comunidade em geral. Inicialmente, o projeto buscava ir às escolas e mostrar simples formas de aprendizado na sala de aula e práticas laboratoriais sobre reações bioquímicas, também apresentar a vivência em um laboratório incentivando a pesquisa, porém com a vinda da pandemia o projeto precisou alterar a sua metodologia de ação em função da impossibilidade de contato físico indo para a divulgação virtual. Para isso, decidiu-se usar uma das redes sociais, Instagram, onde foi criada uma página "@bioquimicamente_falando", gerenciada por todos os membros do projeto. Nessa conta, apesar de ter iniciado a pouco tempo são realizadas publicações semanalmente, sobre o que é a bioquímica e curiosidades, cada publicação feita, tem envolvimento de todos participantes para o bom desenvolvimento das postagens para a comunidade, na página é possível notar grande interesse, não só de alunos do IFRS mas do público em geral. Por meio disso, o projeto busca trazer conteúdos simplificados facilitando o ensino de bioquímica e incentivando a pesquisa, também com a divulgação do projeto de forma virtual espera-se que um maior público seja alcançado assim levando a bioquímica para além das salas de aula.


Palavras-chave


Aprendizagem; Bioquímica; Cotidiano; Redes sociais