Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Estratégias de desfolhação da Festuca arundinacea Schreb cv. INIA Fortuna (LE 14-86) no planalto médio do Rio Grande do Sul.
Vinicius Juliano Pauwels, Darlan Teilor Dirings Cesca, Jorge Nunes Portela, Carla Verônica Vasconcellos Diefenbach, Juliana dos santos, Maria Tereza Bolzon soster, Tomás Weber

Última alteração: 21-01-2021

Resumo


A estabilidade na produção de leite, em sistemas com bovinos a pasto, deve partir da premissa de implantação em que, a diversificação combinada de plantas forrageiras seja incorporada no planejamento. A compreensão sobre a utilização associada dos ciclos vegetativos auxilia a minimizar riscos e gera estabilidade na oferta de forragem. Nesse aspecto, plantas perenes que vegetam na estação fria compõem uma opção para amenizar a escassez em períodos de déficit, sejam eles causados por restrições hídricas e/ou de temperatura. A pesquisa envolve a condução de um protocolo de avaliação com Festuca arundinacea Schreb cv. INIA Fortuna (LE 14-86) sob desfolhação intermitente e está sendo conduzida na área agrícola do IFRS – Campus Sertão. Os tratamentos envolvem duas alturas para entrada e duas para saída dos animais, que representam os tratamentos: T1 - 25 cm x 10 cm, T2 - 25 cm x 5 cm, T3 - 20 cm x 10 cm; T4 - 20 cm x 5 cm, respectivamente frequências de 25 e 20 cm e intensidade de desfolhação de 10 e 5 cm. O monitoramento da área teve início em outubro de 2020 e segue até março de 2021. A altura do dossel (cm) é amostrada a cada sete dias utilizando um bastão graduado com auxílio de uma folha de acetato, realizando cinco leituras por parcela. No pré-pastejo realiza-se a quantificação da massa de forragem e a densidade de perfilhos utilizando para as amostragens uma moldura com 20x30 cm e se realizam três avaliações por parcela para cada variável. A composição morfológica é realizada com uma subamostra de forragem de 200 gr. No pós pastejo realiza-se a demografia de perfilhos que possibilita calcular as taxas de aparecimento, sobrevivência e o índice de estabilidade. As respostas, ainda preliminares demonstram resistência a condições adversas de pluviosidade e de temperatura registrados nos meses de outubro a novembro de 2020. Os ciclos de produção de forragem se intensificaram nos dois terços finais da primavera, com taxas de crescimento vertical de dossel superiores a um centímetro ao dia. Outro indicador registrado foi a produção de forragem que aconteceu de forma simultânea, no período de outubro a dezembro entre a Festuca e cultivares de plantas perenes como Pennisetum purpureum Schumach e de Megathyrsus maximus implantados em áreas próximas. Portanto, as estratégias de desfolhação adotadas estão possibilitando a produção de forragem da cv Fortuna de Festuca em momentos de déficit na produção de forragem.

 


Palavras-chave


Desfolhação; Perene; Planejamento forrageiro.