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Rede social como ferramenta no ensino de química
Gabriel Otto Gehring Schreiner, Márcia Regina Siqueira Cardoso, Débora Tomasini

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


Nos dias atuais a base para o desenvolvimento social e educativo é a comunicação, com as redes sociais sendo essenciais para isso, já que o uso de tais meios contribui para o compartilhamento de informações, entretenimento e a aproximação das pessoas. Atualmente, tais redes estão muito presentes no cotidiano de vários jovens, podendo se  tornar um apoio positivo para a aprendizagem dos alunos. Dentre as principais plataformas de redes sociais destacam-se o Facebook e o Instagram, por serem acessados por milhões de usuários do mundo todo e por permitirem trocas de informações através de fotos e vídeos. Desta forma, elaborar atividades que permitam a interação e a troca de conhecimentos vistos em sala de aula de uma maneira mais descontraída, pode auxiliar na compreensão e no interesse pela disciplina de Química. Este projeto tem por objetivo favorecer a aprendizagem da disciplina de Química, mediante a utilização das redes sociais Facebook e Instagram, como forma de compartilhamento de conteúdos de Química referentes ao primeiro ano do ensino médio, estabelecendo assim conexões sociais entre os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Sertão do IFRS, podendo facilitar em novas aprendizagens para além da sala de aula. Os materiais são elaborados para serem publicados nas redes sociais utilizando-se como referencial diversas páginas de Química, pesquisadas previamente, além de materiais pedagógicos disponíveis na internet sobre a disciplina. Além disso, a ementa da disciplina de Química I dos cursos técnicos do Campus, é utilizada como referência na seleção dos conteúdos publicados. Para a montagem das publicações utiliza-se o programa Canva, que permite criar mapas mentais, infográficos e resumos, deixando-os mais interessantes. Para uma maior interação dos estudantes com o projeto são elaboradas questões que podem ser respondidas nos comentários da postagem. Até o presente momento, aproximadamente sessenta pessoas seguem as páginas nas redes sociais, que já contam com diversas publicações voltadas à química. Pensa-se na possibilidade de compartilhar notícias mesmo de outras áreas, mas que sejam de interesse dos alunos. A verificação dos objetivos propostos se dará através de uma enquete utilizando o Google Forms, que será elaborada ao final do projeto, nela o aluno poderá dizer o que aprendeu e se a página lhe ajudou nos estudos. Por fim, conclui-se que o projeto tem potêncial auxiliando os envolvidos, também apresenta-se como uma metodologia diferenciada para explorar conteúdos da disciplina e aumentar a interação entre os estudantes de uma forma descontraída.

Palavras-chave


Química; Rede social; Aprendizagem