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RPG: APRENDIZAGENS ATRAVÉS DA AVENTURA E DA IMAGINAÇÃO
Miguel Salvador Gonçalves da Costa Filho, Ronan Knudsen, Gabriele Albuquerque Silva

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


RESUMO:

O projeto foi criado buscando promover os jogos de RPG - sigla do termo em inglês role-playing game, que pode ser traduzido como jogo de interpretação de papéis - como ferramenta potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades sociais. Tais jogos se baseiam no desenvolvimento e interpretação colaborativa de histórias em grupos, sendo cada vez mais utilizados com finalidades pedagógicas. O projeto objetiva promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais em estudantes através do uso dos jogos de RPG, simultaneamente estimulando a prática de atividades grupais e criativas. Antes da suspensão das atividades presenciais do IFRS devido à pandemia de covid-19, a proposta era realizar sessões presenciais de RPG no campus. Foram realizadas adaptações para dar continuidade de maneira online, utilizando ferramentas como o Google Meet e o Discord. Os bolsistas atuam desempenhando a função de mestre de jogo, conduzindo as narrativas colaborativas nas sessões de RPG e se atentando para o sistema de regras. Através das redes sociais, o projeto foi divulgado e foram abertas inscrições aos estudantes interessados em participar. Foram realizadas sessões curtas experimentais para participantes não-familiarizados com o RPG. Também foram montadas 3 “mesas” sendo: a primeira com temática baseada no jogo de videogame Last of Us, com cenário envolvendo “zumbis” e desafios de sobrevivência em meio à hostilidade do mundo; o segundo se propõe a uma temática “pós-apocalíptica” em um cenário onde a humanidade está em risco após uma pandemia - conectando-se e dialogando, de certa forma, com muito dos temores e sentimentos emergentes na sociedade diante da crise vivenciada recentemente. Uma terceira narrativa proposta, após o encerramento da pós-apocalíptica, adota uma temática medieval e se volta para reflexões sociais e políticas. Em todas as narrativas, aspectos como a colaboração grupal e o desenvolvimento de estratégias são essenciais. Observou-se um envolvimento significativo dos participantes com a atividade, que progressivamente têm demonstrado avanços nas habilidades de interação social, colaboração e criatividade. O projeto tem demonstrado um potencial positivo na promoção do RPG no ambiente educacional. Foi realizada uma palestra voltada aos docentes sobre as possibilidades do uso do RPG em sala de aula, que teve ampla divulgação e participação, em parceria com o IFRS Campus Porto Alegre. A alteração do projeto da modalidade presencial para online, apesar de não estar inicialmente prevista, não impediu sua realização e futuramente pretende-se expandir as ações, proporcionando cada vez mais os aspectos positivos do RPG na educação no IFRS Campus Sertão.

 


Palavras-chave


RPG, habilidade sociais, educação