Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Promoção e difusão da atitude empreendedora
Gabriéli Daronch, Rodrigo Santolin

Última alteração: 15-01-2021

Resumo


A inovação cria relacionamentos que geram conhecimentos e estratégias para o bom andamento e desenvolvimento de um determinado ambiente, seja ele econômico, social ou até mesmo pessoal (AUDY, 2017). Ela está presente na sociedade em diversos segmentos e áreas e, para ser bem sucedida, deve estar inserida num contexto inovador, que conecte as ações entre as partes, ocasionando interações virtuosas. Habitats de Inovação são ecossistemas propícios para estas interações acontecerem, pois ocorre o compartilhamento de conhecimento e de ações, o que é fundamental para que haja inovação (TEIXEIRA, TRZECIAK, VARVAKIS, 2017). Nestes ambientes os resultados são maximizados e riscos minimizados, sempre de maneira compartilhada, por mais que as iniciativas tenham um ponto de partida diferente.

O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico do nível de inovação do IFRS Campus Sertão. Espera-se que ao final seja possível analisar os pontos positivos e relevantes, bem como os pontos negativos e os impasses presentes na instituição. Para isso, será analisado o atual status da instituição, bem como, as relações entre ela e a comunidade local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada em entrevistas e análise bibliográfica.

No diagnóstico, busca-se resultados em três pilares: educação, formação e pesquisa.  i) na educação: cenário das metodologias de ensino vigentes; adaptação para um modelo voltado à inovação; iniciativas de ensino focado em problemas; ii) na formação -  o perfil atual de egresso, interesse por parte dos alunos em novos desafios e oportunidades diferentes das tradicionais; interações fora da comunidade acadêmica; relações entre ensino/pesquisa/extensão/empresas; iii) na pesquisa: convênios entre a instituição e empresas; pesquisas aplicadas com foco em solução de problemas; tecnologias utilizadas; dificuldades encontradas.

Espera-se que seja possível a realização de um prognóstico a partir dos resultados levantados no diagnóstico. Também, que se evidencie um rumo para as interações que as partes devem realizar de modo a rumar para a institucionalização de um Habitat de Inovação.

 


Palavras-chave


habitats, inovação, desenvolvimento, interações.