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Monitoria de Química para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Bruno Giongo Pavan, Ana Cláudia Dalbosco, Jordano Bortoncello, Débora Tomasini

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS – Campus Sertão. É notória a dificuldade de aprendizado dos alunos em relação a essa disciplina, sendo considerada por estes como uma das disciplinas mais difíceis. Nesse contexto, a monitoria acadêmica surge como uma grande aliada, pois ainda no âmbito acadêmico, permite ao aluno monitor uma primeira vivência como professor ou orientador. Diante disso, este projeto tem por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento e aprimoramento na aprendizagem, buscando por uma relação interpessoal com os demais alunos, estabelecendo uma maior integração e troca de experiências. Para tanto, o desenvolvimento do projeto constitui-se em duas etapas: preparação didática e atendimento aos alunos. A preparação didática consiste em encontros com a professora orientadora para a discussão e acompanhamento dos tópicos estudados. Em seguida, são elaboradas listas de exercícios e aprimoramento de materiais didáticos obtidos em videoaulas e em bibliografias básicas. O atendimento aos alunos, por sua vez, compreende desde auxílios individuais até auxílios coletivos, através da resolução de exercícios teóricos e práticos, utilização de materiais didáticos, elaboração de estruturas moleculares, e explicação do conteúdo. Além disso, nestes atendimentos, auxilia-se na orientação de relatórios de aulas práticas. Os resultados foram observados ao longo do tempo, e notou-se que houve uma melhora significativa em alguns alunos que apresentavam dificuldades na compreensão e resolução de exercícios da disciplina de química. Ao longo do desenvolvimento do projeto, observou-se que os estudantes que frequentaram a monitoria, além de melhorarem o desempenho, apresentaram maior interesse pela disciplina, entendimento mais rápido e lógico dos conteúdos abordados. Os resultados parciais sugerem que o projeto é positivo não somente para aqueles alunos que buscam os atendimentos, mas também para os monitores, pois exercitam-se habilidades concernentes à docência, como a clareza nas explicações, desenvoltura e comunicação oral. Dessa forma, conclui-se que o projeto é relevante para a comunidade discente, visto que oferece novas oportunidades de aprendizagem na disciplina de química enquanto que, para os monitores, a participação no projeto traz novas experiências extraclasse que contribuem para a formação, não somente profissional, mas também intelectual e pessoal.

Palavras-chave


Monitoria; Química; Ensino

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