Última alteração: 09-10-2019
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova de caráter facultativo, ofertada anualmente aos concluintes e egressos do Ensino Médio. Um bom desempenho no ENEM pode garantir aos estudantes o acesso à Educação Superior. No que diz respeito às Ciências da Natureza e suas Tecnologias – área na qual a Química está inserida – a matriz de referência do ENEM estabelece diversas competências e habilidades específicas. Destaca-se que, para obter êxito na resolução das questões, é fundamental que o aluno tenha habilidades de interpretar, relacionar e associar informações. Além disso, o estudante precisa dominar conteúdos de Química dos três anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Médio. Desta forma é importante ofertar, aos alunos do terceiro ano, a oportunidade de participar de atividades de revisão de conceitos estudados previamente. Baseado nesse contexto, o projeto tem como objetivo desenvolver atividades pedagógicas voltadas à revisão de conceitos básicos de Química, tendo como foco a preparação para o ENEM. Para tanto, o projeto propõe a realização de oficinas pedagógicas e o compartilhamento de conteúdos em redes sociais. As oficinas pedagógicas estão sendo ofertadas no mês de outubro (nos dias 3, 9 e 17/10/19), abrangendo alguns conteúdos específicos de Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica. Já o compartilhamento de conteúdos, com foco na revisão de conceitos de Química, está sendo feito por meio de postagens numa página criada no Facebook. As postagens nesta página tiveram início em setembro de 2019, obtendo até o momento uma média de cerca de 34 pessoas alcançadas por publicação. Como resultados parciais do projeto, destaca-se a participação de 12 estudantes na 1ª oficina pedagógica realizada no dia 03/10/19, na qual foram abordados conteúdos de Química Ambiental (Radioatividade, Energia Nuclear e outras Fontes de Energia). Nesta oficina, os participantes demonstraram grande êxito ao conseguirem resolver diversas questões de ENEM selecionadas dentro da temática trabalhada. Por fim, como resultados esperados ao final do projeto, salientam-se a consolidação de conhecimentos e o aperfeiçoamento da capacidade de interpretar e relacionar informações, bem como o aumento das chances de obtenção de um bom desempenho nas questões de Química do ENEM 2019.