Última alteração: 04-10-2019
Resumo
Os requisitos de um software são as funcionalidades do sistema, bem como as restrições e limitações, definidos pelos stakeholders, que são todas as pessoas ligadas ao projeto como analistas, desenvolvedores, arquitetos, clientes, gerentes. A engenharia de requisitos (ER) é a etapa do processo de desenvolvimento de software, na qual os requisitos são levantados e definidos, sendo uma das principais dificuldades a comunicação entre os stakeholder, devido à diversidade de pessoas envolvidas e suas culturas. Por outro lado, as redes sociais tornam-se um dos principais meios de comunicação atualmente, participando do dia-a-dia das organizações, conquistando cada vez mais espaço. Pensando nisso, o objetivo desse trabalho é verificar a adequação das redes sociais como ferramenta de apoio à engenharia de requisitos. Inicialmente, com base na literatura, foram definidas dez características da ER que representam: Trabalho Coletivo, Negociação, Colaboração, Comunicação, Registro, Diferença Cultural, Geração de ideias, Conflito, Compartilhamento e Moderação. Num segundo momento, realizou-se um estudo comparativo entre as redes sociais virtuais existentes e as características definidas. Segundo estudo da Hootsuites (sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social), as cinco redes sociais mais utilizadas no Brasil são: YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. Sendo assim, utilizou-se essas top 5 como base para o comparativo. Concluiu-se que as redes sociais citadas anteriormente apoiam parcialmente as características da ER, pecando principalmente no que tange ao registro dos requisitos, a moderação, o conflito e a negociação dos requisitos (a fim de que os stakeholders alcancem um consenso). Com base neste resultado, outra pesquisa está sendo conduzida com o objetivo de analisar ferramentas que apoiam o gerenciamento de requisitos. Dentre as ferramentas que estão sendo avaliadas cita-se a Controla (ferramenta acadêmica), Orcanos e Jira, cujas cópias de avaliação estão disponíveis para uso. A meta é analisar suas características, adequação à ER e também, obter mais informações para iniciar a criação de um protótipo de ferramenta para apoiar a ER. Na sequência, serão definidos os requisitos funcionais, não funcionais e desenvolvidos os principais layouts do protótipo. O mesmo terá características de redes sociais facilitando a comunicação entre os stakeholders, buscando extinguir as dificuldades encontradas no uso das redes sociais estudadas, bem como atender as especificidades das ER. A partir do protótipo pretende-se otimizar a comunicação entre os stakeholders, através de uma aplicação que atenda às necessidades da ER e adequada às redes sociais.