Última alteração: 02-10-2019
Resumo
A proposta que integra o projeto ''Banco de Dados do Acervo Histórico do Memorial do IFRS Campus Sertão'' visa, em linhas gerais, a catalogação dos documentos e objetos de valor histórico que atualmente estão sob a salvaguarda do MIFRS (Memorial do IFRS - Campus Sertão). Constituintes de seu acervo, tais objetos encontravam-se, além de dispersos pelo campus da instituição, em estado precário de conservação. Nesse sentido, o presente projeto consiste na elaboração de um banco de dados que centralize e sistematize informações acerca da documentação histórica ali constante. A importânciade tal proposição reside, fundamentalmente, na divulgação, circulação e apropriação de um importante material que, dentre outros fins, atenderá pesquisadores e a comunidade externa interessados na história e trajetória institucional. Para tanto, objetiva-se organizar o acervo histórico do MIFRS, sistematizá-lo a partir de suas especificidades, criar números de registro e identificação para os objetos e documentos históricos lá depositados e, por fim, alimentar o banco de dados para disponibilização das informações acerca da instituição. Assim, foi feita a observação e registro dos diferentes tipos de acervos da instituição para que, num segundo momento, diferentes acervos e fundos documentais foram organizados, sendo eles o fotográfico, os quadros panorâmicos e memoriais fotográficos de alunos formandos, os objetos tridimensionais, a documentação escrita, as plantas baixas e os fundos documentais oriundos de pesquisas desenvolvidas no campus. Além disso, parte do acervo que estava danificado passou por processo de higienização e pequenos restauros, visando sua integridade e preservação. Até o presente momento, foi possível organizar parcialmente a documentação histórica do Memorial do IFRS Campus Sertão, sendo o acervo fotográfico o que se encontra em estágio avançado de catalogação. Cabe destacar que um acervo sistematizado oportuniza uma melhor visualização do que se possui, proporcionando o livre acesso às informações nele constantes. Tal questão, que se desdobra em muitas outras, tem seu ponto central na valorização da história e identidade institucional frente a comunidade externa, ao mesmo tempo em que estimula novas pesquisas e incentiva os próprios alunos a se tornarem protagonistas e escritores dessa história. Instigar sua curiosidade e torná-lo agente desse processo, assim como pressupõem os princípios da valorização e educação patrimonial, faz com que eles criem laços de pertencimento, problematizem os documentos com seu olhar do presente e, assim, produzam novos e importantes conhecimentos.