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Os liames entre a prática pedagógica e a Educação Profissional e Tecnológica
Angélica Tommasini, Ângela Helena Peretti, Luciane Inocente, Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


As escolhas e a intencionalidade da prática pedagógica, ou seja, da práxis (ação-reflexão-ação) exercida pelos docentes na sua atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) torna-se relevante para a construção do processo de aprendizagem e a formação dos sujeitos nela inscritos. A EPT nos Institutos Federais de Ensino tem por objetivo formar seres humanos críticos, emancipados e partícipes frente ao mundo do trabalho e suas constantes transformações. Assim, o docente ao alocar as estratégias de ensino em sua prática pedagógica pode corroborar para uma educação emancipatória, no viés da transformação social. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo apresentar o Projeto de Ensino “Produção de estratégias e de materiais didático-pedagógico de apoio ao docente da Educação Profissional e Tecnológica”, ofertado pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Sertão. Para tanto, por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e de relato de experiência, cumpre-se tal finalidade neste estudo. O projeto de ensino desenvolve-se por meio de atendimentos presenciais e/ou a distância a docentes do referido Campus, de modo a colaborar com sua prática pedagógica. Os professores entram em contato com as bolsistas (02) que atuam 8h/semanais, agendam um horário e a partir desta demanda, decodificam-se as informações e apresentam-se sugestões de estratégias de ensino, bem como elaboram-se materiais didático-pedagógicos. Além dessas atividades, são enviados e-mails periodicamente aos servidores e são postados materiais na página do Facebook acerca das estratégias de ensino e para a divulgação do projeto. Ainda, as bolsistas participam em eventos, seminários e oficinas, o que é fundamental para o constante processo de aperfeiçoamento e qualificação dos atendimentos aos docentes. O projeto de ensino vem sendo divulgado em diversos eventos da área educacional, uma vez que as bolsistas, a partir de comunicações científicas e publicações de resumos e artigos, expõem resultados de vivências e de pesquisas empreendidas do/no projeto, levando o mesmo e a instituição a outros espaços escolares. Os resultados parciais obtidos evidenciam, nas ações desenvolvidas, um feedback positivo por parte dos servidores e estudantes do IFRS e de outras instituições, o que tem contribuído significativamente no (re)significar da prática pedagógica dos docentes da EPT.


Palavras-chave


Prática Pedagógica; Educação Profissional e Tecnológica; Projeto de ensino

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