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Monitoria de química para o ensino superior
Danton Flores Vieira, Vinícius Juliano Pauwels, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


O projeto de ensino de monitoria de química para o ensino superior tem como intuito fixar, reforçar, facilitar, aprimorar, complementar, desconstruir  e reconstruir os conhecimentos dos discentes do ensino superior do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão referente as disciplinas de química orgânica, química analítica e química geral, contando com a disposição de dois monitores, sendo um deles com carga horária semanal de 12 horas e o outro com uma carga horária semanal de 4 horas, designados à cada curso específico, com horários pré definidos para a execução de atividades alternativas relacionadas com as disciplinas ofertadas no determinado semestre, tais como estudo dirigido, apresentações decorrentes do uso de slides, correções de atividades designadas como optativas em sala de aula e  estruturas montadas em três dimensões, nas quais as atividades citadas ocorrem em um espaço específico ao ensino de química, o laboratório de ensino de química. Há  crtitérios que tornam a busca pela monitoria obrigatória por parte dos discentes, caso a avaliação parcial do aluno esteja igual ou inferior à 5,0, enquanto para aqueles que apresentam média parcial superior à 5,0 fica a critério do educando procurar ou não o auxílio ofertado pelo projeto. De forma geral, é uma forma de reforçar o que foi passado dentro de sala de aula, buscando auxiliar alunos que tenham dificuldades vindo desde o ensino médio, dificuldades estas observadas principalmente por alunos vindos de outras instituições de ensino, tornando assim necessário o projeto que  realiza aulas para reforçar o conteúdo passado em sala de aula e correção de listas de exercício, com intuito de sanar as dúvidas e reforçar a aprendizagem do educando.

Palavras-chave


Monitoria; Química; Conteúdo

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