Última alteração: 09-10-2019
Resumo
O Projeto de Ensino Caminhos da Licenciatura busca trazer novas possibilidades pedagógicas aos estudantes dos cursos de licenciatura na graduação e pós graduação lato sensu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Sertão. Para a realização das atividades, o projeto conta com uma bolsista PIBEN, com dezesseis horas semanais. Possui como objetivos a circulação de informações, bem como a interação e discussão abordando os acontecimentos e atividades que estejam em evidência, referentes à educação. Nesse sentido, justifica-se por estar aliado a disciplinas de didática e estágios supervisionados, tendo o compromisso de contribuir com a formação dos discentes e trabalhar com metodologias que ainda são pouco utilizadas, como recursos didáticos pelos docentes. Assim, tem como atividades criar um informativo educacional a ser compartilhado de forma mensal, um programete de rádio, um catálogo de filmes e documentários de temática educacional, elaborar artigos e criar eventos na área para que os estudantes consigam se inter-relacionar. O projeto encontra-se em andamento e já foram disponibilizados quatro informativos mensais, os quais trazem dicas de filmes e documentários, textos adaptados de artigos e livros relacionados à educação, além de informações de acontecimentos e ações desenvolvidas dentro do campus, por estudantes e servidores, bem como eventos que estão acontecendo; um catálogo contendo o registro de cinquenta filmes com sua ficha técnica e sinopse, que será disponibilizado na biblioteca e digitalmente para consulta de educadores e estudantes; e um programete de rádio já gravado, a ser disponibilizado online pelo projeto Rádio Conexão, dentro da programação de outros que trazem informações sobre grandes educadores que transformaram ao longo do tempo a forma de ensino e aprendizagem. Até o final do ano, está programada a segunda edição da feira de ciências com os discentes do curso de licenciatura em ciências biológicas; um encontro para discutir a atividade de monitoria dentro do espaço educacional. A partir das propostas desenvolvidas, é possível perceber a importância de construir-se e reconstruir-se como educador, sempre buscando novas informações, metodologias, saberes, acompanhando as transformações e modificações que a educação demonstra ao longo do tempo.