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Construção de materiais de apoio didático-pedagógicos para o ensino de química: Aplicação de metodologias ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem.
Gabriel Nunes Palma, Laísa Pereira, Márcia Regina Siqueira Cardoso

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


O modo como é abordado o ensino de ciências na educação básica, em especial no ensino fundamental, pode colaborar para a difusão dos conhecimentos e no desinteresse por parte dos educandos pelo componente curricular, afetando diretamente no desempenho e nos índices de aprovação. Através desta perspectiva, o projeto de ensino Construção de materiais de apoio didático-pedagógico para o ensino de química, visa proporcionar aos educandos de diferentes níveis de ensino uma nova concepção da química como algo fundamental e presente em seu cotidiano. Todavia, o projeto busca atender estudantes de escolas públicas do entorno do campus, assim como o ensino médio técnico e superior do IFRS Campus Sertão, realizando intervenções como aulas experimentais e aplicação de jogos didáticos em diferentes níveis de ensino. O projeto possui como principal objetivo contribuir na formação do acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão através do desenvolvimento de competências e habilidades para atuar nos componentes curriculares de Ciências na Educação Básica, de forma contextualizada e comprometida com a construção de valores e atitudes que visam o pleno exercício da cidadania. Deste modo, os bolsistas do projeto elaboram a confecção de materiais de apoio, como modelos e jogos didáticos, adaptação e preparação de experimentos, priorizando a utilização de materiais acessíveis e com baixo custo de aquisição, possibilitando a sua execução em instituições de ensino que não são oriundos de grandes investimentos ou recursos em seu espaço destinados ao ensino de ciências. Através destas intervenções de ensino nos mais variados níveis de educação, obteve-se como resultado um significativo aumento nas aulas experimentais, uma maior compreensão do componente curricular por parte dos estudantes através da aplicação dos jogos e modelos didáticos, assim como a desmistificação da química como algo abstrato em seu dia a dia. Diante dessa perspectiva, conclui-se que o projeto contribui para a formação dos bolsistas envolvidos no desenvolvimento de processos pedagógicos para a elaboração dos materiais de apoio didático para o ensino de química.


Palavras-chave


Ensino; Práticas; Cotidiano

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