Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Retomando saberes matemáticos do ensino fundamental
Monique Montano Webber, Valdir Bernardo Tamanho, Fabiane Eloisa Morandini

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


O projeto “Retomando saberes matemáticos do Ensino Fundamental” além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tagliari é um projeto que conta com um fator social muito forte. O projeto contribui com desenvolvimento das habilidades matemáticas de alunos do 9º ano da escola através da revisão de conteúdos matemáticos básicos do Ensino Fundamental, retoma os saberes do próprio bolsista, auxilia no melhor desempenho escolar dos alunos e além disso divulga o instituto de forma positiva, pois muitos dos alunos beneficiados pelo projeto demonstram interesse em participar do processo seletivo para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS – Campus Sertão posteriormente às aulas. Diante disso, é importante que esses alunos sejam preparados, visto que muitas vezes apesar de haver interesse por parte dos mesmos lhe falta preparação e incentivo e ,sendo assim, não conseguem alcançar tal objetivo. O projeto é executado nas dependências da escola Emílio Tagliari, os alunos participantes foram convidados pelos seus professores, e se disponibilizaram a participar do projeto por interesse próprio. O principal interesse destes alunos é, além de se preparar para o processo seletivo, tirar dúvidas sobre os conteúdos de matemática que estão vendo no momento, assim podendo ter um melhor desempenho nas provas da disciplina. Os encontros são realizados em turno inverso ao período de aula dos alunos. São trabalhados os principais tópicos da matéria vistos durante o ensino fundamental. Como resultados parciais foi nítida a melhoria no desempenho nas provas da disciplina visto que os alunos vêm orgulhosos mostrá-las. Também percebe-se que os alunos passam a ter um maior interesse com a matemática e com os desafios da mesma, pois a aula em turno inverso apresenta uma didática diferente e mais específica e direcionada à cada aluno. É importante que os alunos do ensino fundamental tenham estas oportunidades de rever os conteúdos vistos durante as aulas pois é algo difícil de acontecer em escolas municipais e estaduais. Sendo assim os alunos podem adquirir novos conhecimentos, sanar possíveis dúvidas e melhorar seu desenvolvimento pessoal e seu raciocínio lógico.

Palavras-chave


Matemática; Aprendizagem; Revisão

Texto completo: PDF