Última alteração: 09-10-2019
Resumo
O Projeto de Ensino Rádio Conexão desenvolve ações educativas por meio da educomunicação e de metodologias ativas, incentivando o protagonismo e a criatividade dos alunos. A proposta é manter e ampliar um espaço de aprendizagem a partir de atividades de produção radiofônica com propósito educativo, promovendo práticas de pesquisa e elaboração de conteúdos. Os resultados gerados nos últimos 4 anos vem expandindo a estrutura e as ações do projeto; atualmente conta com um estúdio de gravação, uma ilha de edição de áudio e vídeo e uma sala redação, mantém uma programação de 16 horas diárias, possui um catálogo com diversos programas radiofônicos autorais, e também realiza oficinas voltadas à área pedagógica ofertadas à comunidade interna e externa. Composto por quatro bolsistas, duas estudantes voluntárias e servidores do Campus Sertão, o projeto é realizado a partir de um processo que contempla, inicialmente, momentos de criação e roteirização de programas radiofônicos, seguido da gravação, edição e a transmissão do conteúdo na internet. Um dos trabalhos realizados neste é ano é a criação de um programa de divulgação científica chamado “Falando nisso…”. Consiste em uma série de podcasts que abordam conhecimentos produzidos no meio científico de modo simplificado.. O objetivo do programa é mostrar o que é desenvolvido no IFRS, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, discutindo assuntos atuais nas áreas de atuação do Instituto. Realizado colaborativamente com o projeto de extensão: “Divulgação Científica: Ciência sem Jaleco!”, tem concebido podcasts que são estruturados a partir da discussão de um tema atual, com suas problematizações, benefícios, causas e consequências, e posteriormente, os relacionando com estudos realizados no IFRS. Os programas são compostos por locuções de alunos e servidores e por entrevistas com bolsistas e coordenadores dos projetos estudados. A autora deste texto é responsável na elaboração dos roteiros, com auxílio de colaboradores e do coordenador do projeto Conexão, que a instruem na elaboração e gravação dos conteúdos. Deste modo, pode-se argumentar que há um desenvolvimento, por parte da autora, quanto a habilidade em trabalhar com manipulação de áudio e também na desenvoltura na comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e a clareza na exposição do pensamento. Por fim, acredita-se que este programa criará um novo canal de comunicação entre a Instituição e comunidade externa, mostrando a relevância científica dos trabalhos e os possíveis impactos no dia-a-dia da sociedade.