Última alteração: 02-10-2019
Resumo
O NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas apresenta um projeto que desenvolve ações e atividades sobre a educação especial no contexto da inclusão social, nas seguintes escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert e no IFRS - Campus Sertão. O projeto é essencial para abordarmos o tema educação especial, cada vez mais comum no ambiente educacional. Sua importância é diretamente relacionada com a necessidade de repassar maiores conhecimentos e informações para os públicos alvos como docentes, técnicos administrativos e alunos, cuja finalidade diz respeito a melhorias no atendimento, convivência e trabalho já realizado com pessoas com necessidades específicas. O projeto tem como finalidade fornecer conhecimento para todos os envolvidos principalmente para os alunos, promovendo atividades didáticas, dinâmicas, lúdicas e pensadas em suas realidades, faixa etária, saberes e experiências, sempre de forma compreensível e que envolvam todos os presentes. Desde o início do projeto confeccionamos cartazes e murais, com sugestões de filmes, dicas, curiosidades, leituras e séries, e realizamos várias rodas de conversas com estudantes das escolas envolvidas. Agendamos os encontros com determinadas turmas, explicamos sobre o projeto e sobre o tema, que em casa atividade é abordada uma deficiência e após as atividades fazemos rodas de conversa para sanar dúvidas e discutir sobre o assunto. Também foram realizadas atividades para visualização do público em geral, como uma linha do tempo sobre inclusão social nas escolas, que foi exposta para provocar percepção das pessoas. O propósito do trabalho é o entendimento sobre a inclusão social nas escolas, compreender sobre o assunto e incluir os alunos em todas as atividades propostas para a classe, evidenciando como isso é possível. É de extrema importância a realização desse projeto para o desenvolvimento destes estudantes, sua conscientização e proporcionar conhecimentos para os envolvidos, já que às vezes não são abordados com tanta ênfase no dia a dia escolar. Debater e transmitir conhecimentos acerca do assunto traz benefícios para toda a comunidade abrangida, pois torna a inclusão das pessoas com necessidades específicas uma realidade, e também repassa para outras gerações um valor muito importante que é o respeito.