Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Projeto Conexão: ações pedagógicas de uma rádio educativa
Roberta Saldanha Gradin, Tiago Juliano Ferreira, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


Rádio Conexão é um projeto de ensino que busca desenvolver ações educativas por meio da educomunicação e de metodologias ativas, potencializando a criatividade e incentivando o protagonismo juvenil ao produzir conteúdos radiofônicos com propósito educativo. Com os anos de atividade do projeto, iniciado em 2015, muitas ações foram ampliadas e atualmente conta com um estúdio de gravação, uma ilha de edição de áudio e vídeo, uma sala de redação, uma programação de 16 horas diárias e a consolidação de diversos programas radiofônicos autorais, além de vinhetas e spots produzidos pela rádio. Um dos objetivos do projeto é desenvolver um espaço de aprendizagem que potencialize a autonomia do estudante, por meio de produções radiofônicas e com isso promover práticas de pesquisa e elaboração de conteúdos que articulem conhecimentos curriculares à assuntos de interesse dos estudantes. Composto por quatro bolsistas, duas estudantes voluntárias e por servidores do Campus Sertão, o projeto é realizado a partir de um processo que contempla momentos de criação e roteirização de programas radiofônicos, seguido da gravação, edição e a transmissão do conteúdo na internet. Já foram criados programas autorais que são transmitidos diariamente na programação da rádio e alguns ainda estão em fase de produção, como “Meu nome não é Psiu”, “Falando nisso…” e “Culinariamente”, além de programas que possuem parcerias com outros projetos de ensino do Campus. Durante a trajetória das atividades, um aspecto que apresentou destaque foi o potencial pedagógico que o projeto possui. Em diversas situações têm se mostrado capaz de promover inovações em determinadas práticas educativas, pois demonstra a capacidade de otimizar o aprendizado dos estudantes. Neste contexto, uma das ações desenvolvidas, é a elaboração e realização da “oficina de Produção de Podcast como Ferramenta Pedagógica”, pela qual, é oferecido aos participantes momentos de discussão e de experimentação de uma atividade baseada nos conceitos de Design Thinking e Educomunicação, com o intuito de vivenciar práticas metodológicas ativas que utilizam a tecnologia e promovem a aprendizagem criativa dos estudantes. Por fim, é possível considerar que, na perspectiva de uma ação que utiliza a linguagem radiofônica nos processos de aprendizagem, com vistas aos desafios apresentados pela transformação digital no ambiente escolar e dos desafios da sociedade contemporânea, o projeto tem se mostrado eficiente. Contribuiu na formação discente e também na formação da autora deste trabalho, que acredita estar melhor preparada para utilizar metodologias que atendam as demandas atuais de uma sala de aula.

Palavras-chave


Educação; Rádio educativa; Metodologias ativas

Texto completo: PDF