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Monitoria de Química para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Ana Cláudia Dalbosco, Débora Tomasini

Última alteração: 11-10-2019

Resumo


Conforme consta na matriz curricular dos cursos técnicos integrados do IFRS – Campus Sertão, a disciplina de Química está presente nos três anos do ensino médio e frequentemente correlaciona-se com as disciplinas da formação profissional. Embora os alunos tenham a oportunidade de relacionar a teoria com a prática ao usufruir dos laboratórios do campus, a maioria dos estudantes apresenta dificuldades de assimilação dos conteúdos abordados na nesta disciplina. Neste contexto, as monitorias podem amenizar as dificuldades encontradas pelos alunos ao longo do curso e contribuir para uma melhora do desempenho nas avaliações. Diante disso, o projeto de ensino Monitoria de Química para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio tem como principal objetivo contribuir para o aperfeiçoamento e aprimoramento na aprendizagem de química, buscando por uma relação interpessoal com os estudantes ao estabelecer uma integração e troca de experiências entre professor, monitores e demais alunos. Para a execução do projeto, os monitores reúnem-se semanalmente com a professora orientadora para a discussão, reflexão e análise das atividades e técnicas desenvolvidas em sala de aula e para a organização das atividades que serão propostas na monitoria. Neste momento, há também a preparação de materiais didáticos e listas de exercícios. Em seguida, por meio de um plantão de monitorias, os alunos bolsistas ficam à disposição dos demais colegas para tirar dúvidas do conteúdo, sugerir leituras complementares, orientar relatórios de aulas práticas e auxiliar na resolução de listas de exercícios. Por fim, as experiências vivenciadas durante os plantões são compartilhadas com a professora orientadora e, a partir daí, surgem as sugestões para o aperfeiçoamento e aprimoramento na aprendizagem da disciplina. Ao longo do desenvolvimento do projeto, observa-se que os alunos que participam das monitorias têm obtido uma melhora na compreensão de conceitos abordados nas aulas de química e, consequentemente, demonstrado evolução nas avaliações. Além disso, o projeto tem se mostrado positivo não somente para os alunos que frequentam os plantões, mas também para os monitores que o executam. A metodologia do projeto permite que os monitores pratiquem habilidades referentes à docência, o que contribui em vários aspectos para a sua formação pessoal e profissional. Dessa forma, conclui-se que o projeto é relevante para todos os envolvidos e destaca-se como um mecanismo de acolhimento para os alunos que possuem dificuldades na disciplina de química.

 


Palavras-chave


Monitoria; Química; Ensino

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