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CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL: NOVAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS
Michele Veiga, Andressa Basso de Oliveira, Ana Sara Castaman, Ivan Carlos Bagnara, Josimar de Aparecido Vieira, Marilandi Maria Mascarello Vieira

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


O processo ensino-aprendizagem, preocupação central do professor, é uma prática social complexa que exige posicionamentos éticos e políticos. Do professor é exigido saberes e conhecimentos, sensibilidade, reflexão teórica e criatividade para enfrentar situações únicas e conflitivas, típicas das situações de ensino presentes em contextos escolares. Destarte, este estudo se concentra nas demandas do processo de formação inicial de professores, mais diretamente no contexto da Educação Profissional (EP). Trata-se de um exercício de análise e reflexão para compreender fatores que estão levando profissionais formados em cursos superiores de tecnologia e bacharelados em qualquer área do conhecimento a frequentarem um curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional (FPDEBP), tendo em vista os cenários históricos e atuais marcados principalmente pela desvalorização social da profissão docente e precarização das condições do trabalho do professor. Para isso, foi tomado como referência para análise o contexto do curso de FPDEBP que está sendo oferecido pelo IFRS – Campus Sertão que ocorre em turno integral (sextas-feiras à noite e sábados durante o dia) de forma presencial. A investigação está sendo realizada no IFRS – Campus Sertão, no curso citado, envolvendo 77 estudantes matriculados no ano de 2019. Como instrumento de coleta de dados está sendo utilizado questionário com questões abertas e fechadas, onde os estudantes apontam os motivos/razões que os levaram a frequentarem o curso de FPDEBP. A análise dos dados obtidos até o momento indicam que muitos estudantes ingressaram no curso pois se trata de um desejo de atuar na docência e que, por motivos diversos, principalmente financeiro não puderam fazer anteriormente e que agora, por se tratar de um curso gratuito, isto está sendo possível. Outro argumento apontado pelos estudantes trata-se da qualidade da instituição federal e de seus professores que são muito bem preparados, com experiência na área de conhecimento pedagógico. Muitos estudantes declaram que o ingresso no curso se deu na busca de crescimento pessoal além do profissional e que estão frequentando como uma segunda opção de emprego e com o intuito de melhorar suas relações interpessoais e potencializar seu currículo. Destacam também que desejam ajudar a melhorar a qualidade da educação do Brasil por meio do engajamento e fazendo a diferença com consistente formação teórica e metodológica. Com o prosseguimento da análise dos dados, espera-se contribuir para o projeto pedagógico deste curso e para o processo de formação de professores para atuar na EP.


Palavras-chave


Educação profissional, formação de professores, formação pedagógica.

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