Última alteração: 11-10-2019
Resumo
A matemática é uma disciplina considerada por muitos acadêmicos a de maior dificuldade de aprendizagem. Nesse contexto, a monitoria auxilia os alunos com dificuldades em entender os conteúdos obrigatórios do ensino médio para que possam tirar suas dúvidas, aprender e praticar a matemática com a orientação e assistência de outro aluno que possua maior facilidade na disciplina. Com a monitoria pretende-se que os alunos com maiores dificuldades na matemática, que, mesmo com as explicações do professor em sala de aula e em horários de atendimento não consigam aprender, tenham a possibilidade de sanar suas dúvidas com uma explicação mais informal, oferecida pelo monitor. O projeto possui como principal objetivo possibilitar aos alunos dos do Ensino Médio dos cursos técnicos do IFRS – Campus Sertão, revisar conteúdos trabalhados em sala de aula e sanar possíveis dúvidas, além de estimular a capacidade do aluno em realizar estimativas e cálculos mentais, aperfeiçoar sua concentração e raciocínio, perseverança, criatividade e iniciativa pessoal, auxiliando os mesmos a atingirem seu melhor não só na disciplina de Matemática, mas também em outras disciplinas do curso Técnico em Agropecuária que envolvam cálculos. O trabalho de monitoria é realizado após as 17 horas, e também no horário de almoço, entre 12h e 13 horas, de forma a oportunizar que alunos semi-internos também possam participar das monitorias, tendo cada monitor carga horária de 8 e 4 horas semanais. Apesar de a procura dos alunos de forma geral ter aumentado, se comparado com outros anos, ainda considera-se a procura baixa, com muitos alunos frequentando a monitoria apenas em véspera de provas. Entre alunos que participam com frequência das monitorias, a maioria está apresentando melhoras consideráveis em seu desempenho técnico e psicológico na sala de aula, consequentemente, conseguem notas melhores, ainda, destaca-se melhora na facilidade de compreensão e resolução dos problemas e exercícios propostos, além disso, muitos desenvolvem uma capacidade de concentração e raciocínio lógico mais apurado tanto na matemática quanto nas outras matérias que envolvem números. Visto que muitos alunos desistem ou reprovam por causa de suas dificuldades com a matemática, este projeto traz inúmeros benefícios, tanto para quem ensina quanto para quem aprende, sendo que os alunos possuem uma atividade fora de sala de aula para sanar suas dúvidas e os monitores adquirem mais experiência para aprofundar seus conhecimentos e se envolver em outras atividades acadêmicas.