Última alteração: 30-09-2019
Resumo
Um dos principais fatores responsáveis pela grande dificuldade no aprendizado da matemática e do raciocínio lógico nos alunos é o fato de o ensino ser considerado pelos estudantes como tedioso e desnecessário, porém sabemos que isso não é verdade, já que a matemática está envolvida em todas as situações do cotidiano. Dessa forma, o projeto “Auxiliando o desenvolvimento de lógica em estudantes do ensino fundamental de Escolas de Sertão e do Distrito Eng. Luiz Englert” tem como objetivo auxiliar, ensinar e incentivar os alunos da importância do aprendizado e a valorização desses conhecimentos para aplicar no seu dia a dia. Devido a isso o projeto, que iniciou em 2012, completa 7 anos de atividades, sendo bem visto e recebido pelas escolas atendidas como uma atividade extracurricular. No ano de 2019, o projeto conta com 118 alunos, do 1º ao 7º ano, que pertencem às Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Bandeirantes, situada no Município de Sertão, e Eng. Luiz Englert, situada no Distrito Englert. O projeto conta com dois bolsistas que preparam as atividades nas segundas-feiras à tarde, das 13:00 às 17:00 horas e nas terças-feiras e quartas-feiras, no mesmo horário, indo até as escolas aplicar as atividades preparadas. O projeto permite uma visão diferente para os bolsistas, pois estes passam a ter que assumir algumas das responsabilidades dos professores, mostrando a importância dessa profissão para o desenvolvimento das crianças. Nossa primeira tarefa no projeto é quebrar o paradigma de que a matemática é chata e sem importância, para isso, utilizamos jogos lógicos para tornar o ensino mais prazeroso e atrativo. Algumas das ferramentas educacionais que utilizamos nas nossas atividades são: TuxMath (jogo de operações matemáticas) e também alguns exercícios de matemática e de raciocínio lógico, que são aplicados através da plataforma de perguntas e respostas chamada Kahoot. Os principais fatores positivos observados foram o maior interesse e a maior aceitação por parte dos alunos para a realização das atividades que envolvem matemática e raciocínio lógico. Também foi possível observar que os alunos têm mostrado maior facilidade na realização de trabalhos em grupo, compartilhando seu conhecimento para auxiliar os colegas com dificuldades. É perceptível que o objetivo do projeto está sendo alcançado, beneficiando a escola e os alunos, formando futuros cidadãos, conscientes e participativos, da sociedade regional.